Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054724.
Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Introduzir os alunos na realidade e desafios do Marketing na era Web 2.0 e 3.0, abordando as principais vertentes do Marketing Digital.
Os alunos deverão conseguir interpretar, planificar e implementar acções de comunicação e marketing digital, integradas em planos de comunicação on e offline.
Programa
1. Introdução e definições conceptuais (NC 6H)
1.1. Comunicação e Marketing Digital
1.2. Suportes e soluções tecnológicas
1.3. Evolução para a Web 2.0 e 3.0
1.4. Mercados Globais vs Locais
2. E-Commerce (NC 12H)
2.1. Estratégias de Marketing Digital
2.2. Os 4Ps digitais
2.3. Blended Marketing
2.4. B2B, C2C, B2C, C2B
2.5. Logística e Distribuição
3. Promoção online (NC 12H)
3.1. Soluções de Publicidade online
3.2. SEM, SEO, SEA
3.3. Marketing Viral
3.4. Redes Sociais
4. Marketing Base de Dados (NC 6H)
4.1. BigData
4.2. E-CRM
4.3. Dataminig
4.4. Marketing Directo Electrónico
5. Avaliação e Controlo (NC 6H)
5.1. Métricas de Avaliação
5.2. Questões Fiabilidade
6. Tendências web 3.0 (NC 3H)
6.1. Multicanais e Multiplataformas
6.2. Crowd-sourcing, -collaboration, - computing
6.3. Web inteligente
6.4. The Internet of Things
Metodologia de avaliação
A avaliação periódica: trabalho escrito (40% para a nota final) e teste (60% para a nota final).
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for < 7).
Avaliação final: exame escrito (100%)
Bibliografia
- CARRERA, F. (2014). Marketing Digital na versão 2.0. Lisboa: Edições Silabo
- CHARLESWORTH, A. (2010). A revolução digital. Lisboa: Livraria Civilização Editora
- DIONISIO, P. (2009). B Mercator. Lisboa: Dom Quixote
- RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing. London: KOGAN PAGE LTD
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas