Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.
Docente(s)
            - Carla Dias Marques da Cruz  (2)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          O Atelier de Comunicação II tem como objetivo a análise, discussão e prática de conceitos e processos inerentes ao trabalho criativo e de planificação de marketing e comunicação.
Os alunos terão que aperfeiçoar a Língua Portuguesa num espaço próprio do Atelier.
Programa
          Módulo A: Estratégia de Marketing e Comunicação
1.A escrita na Comunicação 
2.Projeto de Laboratório de Pesquisa e Investigação de Marketing
3.Projeto de Laboratório de Comunicação 
4.Etapas da elaboração de um Plano de Comunicação
5.Técnicas de Criação de Ideias: Listas de atributos e Brainstorming 
6.A Ética na Comunicação e nas Empresas 
Módulo B: A importância da Língua Portuguesa no sucesso da Comunicação Empresarial
1. Causas dos principais erros de ortografia: particularidades de acentuação, sinais e regras de pontuação, concordância verbal
2.Novo Acordo Ortográfico
3.Comunicação escrita (seleção e reformulação da informação; análise de planos de comunicação)
4.Comunicação oral (técnicas de expressão oral; preparação de uma intervenção oral)
Metodologia de avaliação
          Av. Contínua:
A: 2 Trabalhos obrigatórios: individual(60%), grupo (40%)
B:Desempenho dos alunos na organização da Semana da Comunicação (100%).
Nota da UC = (Nota Mod A * 70%) + (Nota Mod B * 30%)
Bibliografia
          - Canhoto, R.  e Faria, H.  e Rodrigues, J.  e Dionísio, P.  e Nunes, R. (2009). b-Mercator Blended Marketing. Lisboa:  Dom Quixote
- Cunha, C.  e Cintra, L. (1992). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:  Sá Costa
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português - da Língua aos Discursos. Porto:  Porto Editora
- Vicente, J.  e Dionísio, P.  e Levy, J.  e Lendrevie, J.  e Lindon, D. (2011). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa:  Dom Quixote
Método de Ensino
          Aulas de cariz essencialmente prático, onde serão explanados os conceitos teóricos como princípio orientador do trabalho.
Software utilizado nas aulas
          PowerPoint

















