Publicação em Diário da República: Aviso nº 3921/2015 - 14/04/2015
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 52,50 PL + 7,50 TP , Cód. 605519.
Docente(s)
            - Ricardo Pereira Triães  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Conhecer as principais características dos materiais argilos e outras matérias-primas cerâmicas; Domínio
das técnicas de modelação bidimensional e tridimensional ou com recursos a moldes; Domínio do processo de secagem e cozedura de materiais cerâmicos e das técnicas de vidragem e acabamento.
Programa
          1. A argila como matéria-prima cerâmica:
1.1. Tipos de argilas e pastas cerâmicas;
1.2. Principais propriedades das argilas; 
1.3. Outras matérias primas cerâmicas;
2. Modelação e moldagem:
2.1. Preparação das pastas cerâmicas;
2.2. Modelação manual;
2.3. Produção de lastras;
2.4. Produção de modelos para modelação univalve;
2.5. Produção de painéis de azulejo;
3. Processos de secagem e cozedura:
3.1. Definição de retracção e teor crítico de água;
3.2. Controlo do processo de secagem ao ar e em estufa;
3.3. Controlo do processo de cozedura (chacotagem e vidragem); 
4. Vidragem e decoração:
4.1. Vidragem e pintura manual;
4.2. Técnicas de pintura (majólica).
Metodologia de avaliação
          A unidade curricular é avaliada pelo conjunto dos trabalhos desenvolvidos em aula, tendo em conta a assiduidade, comportamento, criatividade e domínio das técnicas (70%) e por um relatório escrito com a descrição dos trabalhos desenvolvidos (30%).
Bibliografia
          - AA, V. (1997). A decoração em cerâmica. S.L.:  Editorial Estampa
- Chavarria, J. (2004). A cerâmica. Lisboa:  Editorial Estampa
Método de Ensino
          A componente teórico-prática da unidade curricular será lecionada de forma expositiva com recurso a apresentações e a componente prática será dada em laboratório com recurso a demonstrações e pela execução de cinco exercícios desenvolvidos em aula.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















