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Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

Introdução ao Marketing

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 4,50 OT , Cód. 905485.

Docente(s)
- Luís Miguel Ferreira Nunes (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os discentes devem apreender os conceitos básicos do Marketing e da Comunicação Empresarial ficando aptos a interpretar as principais variáveis operacionais desta área de actividade, e a operar os instrumentos e mecanismos básicos que ativam o comportamento do consumidor.

Programa
1. Introdução (NC 8h)
1.1. Marketing vs Comunicação
1.2. Processo básico entre emissores e receptores
1.3. A função do Marketing no contexto empresarial
1.4. O Marketing em contextos não comerciais

2. As pessoas enquanto alvos (NC 8h)
2.1. Receptores, Consumidores, Clientes, Prescritores
2.2. Caracterização e segmentação sócio-demográfica vs comportamental
2.3. Estudos de Mercado
2.4. “Big Data”

3. Os mercados (NC 6h)
3.1. Contextos competitivos
3.2. Posicionamentos diferenciadores

4. Marketing Mix (NC 12h)
4.1. Evolução dos P’s para os C’s
4.2. O paradigma da procura
4.3. Produto vs Consumidor
4.4. Preço vs Custo
4.5. Distribuição vs Conveniência
4.6. Promoção vs Comunicação

5. O Mix de Comunicação (NC 12h)
5.1. Above the line e bellow the line
5.2. Abordagens combinadas (“blended marketing”)
5.3. A marca
5.4. Publicidade e Product placement
5.5. Patrocínios e SoftSponsoring
5.6. Assessoria de Imprensa e Eventos
5.7. Relações Públicas e Comunicação Institucional
5.8. Comunicação e Marketing Digital

6. Gestão Integrada e Planificação (NC 8H)
6.1. Uma perspectiva de gestão de projectos
6.2. A importância da gestão de recursos
6.3. Gestão por objectivos e por retorno

7. Previsão e avaliação de resultados (NC 6h)
7.1. Métodos e critérios
7.2. O papel dos estudos de mercado
7.3. Objectivos qualitatitvos
7.4. Objectivos quantitativos

Metodologia de avaliação
A avaliação periódica: trabalho escrito (40% para a nota final) e teste (60% para a nota final).

=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for < 7).

Avaliação final: exame escrito (100%)

Bibliografia
- KOTLER, P. (2008). Marketing para o Século XXI. Lisboa: Editorial Presença
- KOTLER, P. (2008). Princípios de Marketing. Brasil: Prentice-Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator XXI. Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- RASQUILHA, L. (2010). Gestão de Marketing. Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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