IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

Discurso dos Media

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054818.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Domínio de competências no âmbito dos Géneros Jornalísticos e, de uma forma mais geral, de Comunicação Social.

Objetivos
Os alunos devem aprender a traçar as funções e o panorama dos Média, identificando e analisando as principais características e objectivos dos respetivos discursos.

Programa
O poder da comunicação e funções dos Média; Os Média portugueses; Objetividade e neutralidade; Diferentes tipos de jornais; O discurso do jornal; O discurso radiofónico; O discurso televisivo; O discurso da imagem; O discurso publicitário; A Comunicação Não Verbal; As Causas dos Média e a Discriminação nos Média.

Metodologia de avaliação
Frequência (80%) e trabalho de grupo (20%) (entrega a 25/mai/16 e apresentações nos últimos dois dias de aulas). Nota mínima, 10, resultando da média, sendo que todos os elementos de avaliação têm que ter nota positiva.
Exame 100%.

Bibliografia
- Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa: Media XXI
- GarretT, P. e Bell, A. (2003). Approaches to Media Discourse. London: Blackwell
- Leanne, S. (2009). Falar como Obama. Alfragide: Lua de Mel
- Rebelo, J. (2000). O discurso do Jornal. Lisboa: Ediotiral Notícias

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com PowerPoint, análise de documentos e suportes audiovisuais.

Software utilizado nas aulas
NA

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado