Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 9054814.
Docente(s)
            - Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Acompanhar a evolução do conceito de comunicação, analisar a emergência da comunicação enquanto problema teórico e aprofundar alguns dos principais modelos de comunicação
Programa
          1  O conceito de comunicação. Contexto das ciências sociais. Emergência dos conceitos. Principais paradigmas.
2  Públicos e Multidões. O contributo de Lasswell. A visão de Lazarsfled.
3  A comunicação de massas: a tradição de investigação dos efeitos. 
4 - Sociedade e Comunicação: as principais teorias. A notícia como forma de conhecimento. Agenda-setting. Notícias e o desnível de conhecimento. Sociologia da comunicação.
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua
Realização de trabalhos durante as aulas.
Trabalho de grupo: leitura comentada e discussão de artigos.
Frequência.
Avaliação por exame.
Bibliografia
          - McLuhan, M. (1991). Understanding media. Boston:  MIT Press
- McQuail, D. (2004). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa:  FCG
- Pissara Esteves, J. (2002). Comunicação e Sociedade. Lisboa:  Livros Horizonte
- Pissara Esteves, J. (2014). Sociologia da Comunicação. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
          Leitura comentada e discussão de artigos.
Redacção de textos críticos sobre a matéria dada.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica

















