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Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

[CEM] Alemão Aplicado à Comunicação Empresarial

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054731.

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Aprovação à unidade curricular de Alemão do 1º semestre.

Objetivos
- Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas de comunicação empresarial;
- Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe

Programa
1. Conteúdos programáticos
1.1. Identificação Pessoal / Lazer
1.1.1. Tempos Livres e Férias: Reservas on-line de Hotel, etc…
1.1.2. Afirmação Pessoal: Sonhos, Medos e Projectos
1.1.3. Apresentar-se e/ou apresentar e representar a sua empresa
1.1.4. Atender correctamente um telefonema e agendar um encontro
1.2. A Família
1.2.1. Compras: locais de venda e situações de compras on-line
1.3. Relações Interpessoais
1.3.1. Utilizar, devidamente, formas de tratamento formal/informal
1.4. O Trabalho
1.4.1. Futuras actividades Profissionais: Elaborar documentos comerciais : cartas comerciais, e-mails, faxes, anúncios de jornal, memorandos e curricula vitae
1.4.2. Criar um “slogan” publicitário
1.5. O Mundo Envolvente
1.5.1. Notícias do mundo


2. Componente Morfossintáctica
2.1. Morfossintaxe
2.1.1. Verbo e Conjugação
2.1.2. Complementos, Casos e Formas Causais: Sistema de Casos – Declinação
2.1.3. Concordância entre os Elementos da Frase
2.1.4. Ordem dos Elementos na Frase
2.2. Morfologia
2.2.1. Verbo
2.2.1.1. Formas Infinitas/Infinitivo sem zu
2.2.1.2. Formas Finitas: Presente, Perfeito, Imperativo, Imperfeito
2.2.1.2.1. Verbos Regulares e Irregulares
2.2.1.2.2. Verbos de Prefixo Separável e Inseparável
2.2.1.2.3. Verbos de Complemento Directo, de Complemento Indirecto e de ambos
2.2.1.2.4. Verbos Reflexos
2.2.1.2.5. Verbos auxiliares: sein e haben (Presente, Perfeito, Imperfeito, Imperativo)
2.2.1.2.6. Verbos Modais – Presente, Imperfeito
2.2.2. Nome
2.2.2.1. Género, Número e Caso (Nominativo, Acusativo, Dativo)
2.2.3. Artigo
2.2.3.1. Definido e Indefinido (Género, Número e Caso - Nominativo, Acusativo, Dativo)
2.2.3.2. Nulo
2.2.4. Pronome
2.2.4.1. Pessoal (Nominativo, Acusativo, Dativo)
2.2.4.2. Reflexo
2.2.5. Pronome/Determinante
2.2.5.1. Possessivo (Nominativo, Acusativo, Dativo)
2.2.5.2. Interrogativo (Nominativo, Acusativo, Dativo)
2.2.6. Adjectivo
2.2.6.1. Qualificativo (Predicativo e Atributivo)
2.2.6.2. Graus (Comparativo Inferioridade, Igualdade Superioridade e Superlativo)
2.2.7. Advérbio
2.2.7.1. Tempo, Modo, Lugar, Negação, Interrogativo
2.2.8. Preposição
2.2.8.1. Dativo
2.2.8.2. Acusativo
2.2.8.3. Dativo e Acusativo
2.2.9. Orações
2.2.9.1. Orações subordinadas
2.2.9.1.1.Temporais
2.2.9.1.2. Causais
2.2.9.1.3. Condicionais
2.2.9.1.4. Concessivas
2.2.9.1.5. Finais
2.2.9.1.6. Consecutivas
2.2.9.2. Orações adversativas

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência = 60%; Trabalho específico do perfil = 20%; Avaliação Contínua = 20%
Avaliação periódica = Frequência = 80%; Trabalho ou Exame Oral = 20%
Avaliação Final = Exame = 80%; Trabalho ou Exame Oral = 20%

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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