Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054710.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
- Sandra Sofia Antunes Pereira Barata (2)
- Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
O Atelier de Comunicação II tem como objetivo a análise, discussão e prática de conceitos e processos inerentes ao trabalho criativo e de planificação de marketing e comunicação.
Os alunos terão que aperfeiçoar a Língua Portuguesa num espaço próprio do Atelier.
Programa
Módulo A: Estratégia de Marketing e Comunicação
1.A escrita na Comunicação
2.Projeto de Laboratório de Comunicação
3.Organização de um evento
4.Plano de Comunicação de uma Startup
5.Visual Thinking e Brainstorming
6.A Ética na Comunicação e nas Empresas
Módulo B: A importância da Língua Portuguesa no sucesso da Comunicação Empresarial
1. Causas dos principais erros de ortografia: particularidades de acentuação, sinais e regras de pontuação, concordância verbal
2.Novo Acordo Ortográfico
3.Comunicação escrita (seleção e reformulação da informação; análise de planos de comunicação)
4.Comunicação oral (técnicas de expressão oral; preparação de uma intervenção oral)
Metodologia de avaliação
Av. Contínua:
A: 2 trabalhos obrigatórios (30%+30%) e participação 40%
B:Trabalhos do Mód. A (30%+30%) (rigor e correção linguística) e trabalhos realizados em contexto de sala de aula 40%.
A nota final é proporcional à carga horária dos módulos.
Bibliografia
- Cunha, C. e Cintra, L. (1992). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá Costa
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português - da Língua aos Discursos. Porto: Porto Editora
Método de Ensino
Aulas de cariz essencialmente prático, onde serão explanados os conceitos teóricos como princípio orientador do trabalho.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint