IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

[J] Alemão Aplicado ao Jornalismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054631.

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Aprovação à unidade curricular de Língua Estrangeira I - Alemão (1º semestre)

Objetivos
Adquirir competência comunicativa nas vertentes linguística, pragmática e sócio-cultural através de atos de fala que ocorrem no contexto de situações específicas do mundo atual; Dominar as componentes da língua como o léxico, a morfossintaxe, a pronúncia e a ortografia no âmbito do jornalismo.

Programa
1. Conteúdos programáticos
1.1. Identificação Pessoal / Lazer
1.1.1. Tempos Livres e Férias: atividades de lazer
1.1.2. Afirmação Pessoal: Sonhos, Medos e Projetos
1.2. A Família
1.2.1. Elaboração de pequenos textos informais: notas, recados
1.2.2. Compras: locais de venda e situações de compras
1.3. Relações Interpessoais
1.3.1. Utilizar, devidamente, formas de tratamento formal/informal
1.4. O Trabalho
1.4.1. Futuras Atividades Profissionais em Rádio, Televisão, Música, Jornais, Revistas e Livros
1.4.2. Escrever pequenos artigos usando o vocabulário adquirido
1.5. O Mundo Envolvente
1.5.1. Notícias do mundo


2. Componente Morfossintáctica
2.1. Morfossintaxe
2.1.1. Verbo e Conjugação
2.1.2. Complementos, Casos e Formas Causais: Sistema de Casos – Declinação
2.1.3. Concordância entre os Elementos da Frase
2.1.4. Ordem dos Elementos na Frase
2.2. Morfologia
2.2.1. Verbo
2.2.1.1. Formas Infinitas/Infinitivo sem zu
2.2.1.2. Formas Finitas: Presente, Perfeito, Imperativo, Imperfeito
2.2.1.2.1. Verbos Regulares e Irregulares
2.2.1.2.2. Verbos de Prefixo Separável e Inseparável
2.2.1.2.3. Verbos de Complemento Directo, de Complemento Indirecto e de ambos
2.2.1.2.4. Verbos Reflexos
2.2.1.2.5. Verbos auxiliares: sein e haben (Presente, Perfeito, Imperfeito, Imperativo)
2.2.1.2.6. Verbos Modais – Presente, Imperfeito
2.2.1.2.7. Verbos Impessoais – Presente, Perfeito, Imperfeito
2.2.2. Nome
2.2.2.1. Género, Número e Caso (Nominativo, Acusativo, Dativo e Genitivo)
2.2.3. Artigo
2.2.3.1. Definido e Indefinido (Género, Número e Caso - Nominativo, Acusativo, Dativo e Genitivo)
2.2.3.2. Nulo
2.2.4. Pronome
2.2.4.1. Pessoal (Nominativo, Acusativo, Dativo e Genitivo)
2.2.4.2. Reflexo
2.2.5. Pronome/Determinante
2.2.5.1. Possessivo (Nominativo, Acusativo, Dativo e Genitivo)
2.2.5.2. Interrogativo (Nominativo, Acusativo, Dativo e Genitivo)
2.2.5.3. Indefinido (declinável e indeclinável)
2.2.6. Adjetivo
2.2.6.1. Qualificativo (Predicativo e Atributivo)
2.2.6.2. Graus (Comparativo Inferioridade, Igualdade Superioridade e Superlativo)
2.2.7. Advérbio
2.2.7.1. Tempo, Modo, Lugar, Negação, Interrogativo
2.2.8. Preposição
2.2.8.1. Dativo
2.2.8.2. Acusativo
2.2.8.3. Dativo e Acusativo
2.2.9. Orações
2.2.9.1. Orações subordinadas
2.2.9.1.1.Temporais
2.2.9.1.2. Causais
2.2.9.1.3. Condicionais
2.2.9.1.4. Concessivas
2.2.9.1.5. Finais
2.2.9.1.6. Consecutivas
2.2.9.2. Orações adversativas

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Frequência = 60%; Avaliação Contínua = 40%
Avaliação periódica = Frequência = 80%; Trabalho ou Exame Oral = 20%
Avaliação Final = Exame = 100%

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, orais e escritos com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado