IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2015/16

Comunicação Social

[J] Cibercultura

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT , Cód. 9054627.

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)
- Pedro Jerónimo Pedrosa (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Reflectir sobre a nova realidade cibercultural que nos rodeia, compreender os conceitos que a constituem e as implicações culturais, comunicacionais e sociais.

Programa
O que é a cibercultura?
- Noerbert Wiener e o prefixo cyber;Ciberespaço e realidade virtual; Cyborg; informação e o mito da Comunicação total.

Agenciamentos contemporâneos da cibercultura:
- Perspectivas cultural (livros/filmes); Social (redes sociais e realidade virtual e aumentada); Comunicacional (tecnologia e possibilidades)

Metodologia de avaliação
4 trabalhos práticos (média ponderada dos três melhores).

Exame para alunos com nota inferior a 10.

Bibliografia
- Felinto, E. e , . (0). Posthuman.com: cobercultura e pós-humanismo como temas comunicacionais. Acedido em 3 de junho de 2009 em www.campos.org.br/data/biblioteca_763.pdf
- Haraway, D. (1991). A Cyborg Manifesto. Nova Iorque: Routledge
- Levy, P. e , . (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde os alunos terão de aplicar os conhecimentos teóricos em trabalhos práticos em contexto real.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado