Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054613.
Docente(s)
- Rui Jorge Malacho Capitão (2)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Consiste em adestrar os alunos na produção de peças informativas para televisão.A cadeira deverá assim abordar, na sua vertente da forma e do ponto de vista técnico e tecnológico, a construção de peças jornalísticas, as práticas de recolha de imagem e som, e as operações de edição e sonorização.
Programa
De acordo com os objectivos acima definidos, a programação da cadeira deverá obedecer, no fundamental, à seguinte sequência:
3. 1. Os procedimentos básicos numa equipa ENG:
Preparação do equipamento para reportagem;
Procedimentos genéricos na operação de câmara (imagem e áudio);
A captação de imagens com objectivos jornalisticos;
Demonstrações práticas e exercícios.
3. 2. A recolha de imagem e Edição:
A notícia de telejornal e a sua linguagem;
Contar com imagens;
Análise de alguns casos exemplares.
3. 3. A abordagem às tecnicas de reportagem:
A narrativa de imagem na reportagem;
O trabalho de pós-produção;
O documentário e a reportagem;
O testemunho e o depoimento.
3. 4. As entrevistas em televisão:
O vox populi;
Os tipos de entrevistas;
As diversas técnicas de televisão em directo.
3. 5. Desenvolvimento de Projectos:
Concepção, realização, produção e pós-produção de pequenos projectos práticos, onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em todos os módulos, nomeadamente a prática de câmara e a edição.
Metodologia de avaliação
A avaliação do semestre terá por base a realização de notícias-tipo de telejornal de preferência individuais ou em pequenos grupos. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 12 de Dezembro de 2015
Bibliografia
- Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations. (Vol. 1). London: Outskirts Press
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London: Prentice Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
Método de Ensino
A parte fundamental da cadeira (cerca de 90% do total de horas de aulas) deverá ser preenchida com o trabalho prático de produção, captação, edição e sonorização de peças jornalísticas cobrindo os géneros informativos mais comuns em televisão.
Software utilizado nas aulas
Suite de Produção Creativa Adobe