Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15198/2014
7 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT , Cód. 9054613.
Docente(s)
            - Rui Jorge Malacho Capitão  (2)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
           NA
Objetivos
          Consiste em adestrar os alunos na produção de peças informativas para televisão.A cadeira deverá assim abordar, na sua vertente da forma e do ponto de vista técnico e tecnológico, a construção de peças jornalísticas, as práticas de recolha de imagem e som,  e as operações de edição e sonorização.
Programa
          De acordo com os objectivos acima definidos, a programação da cadeira deverá obedecer, no  fundamental, à seguinte sequência:  
   
     
3. 1. Os procedimentos básicos numa equipa ENG: 
        
	Preparação do equipamento para reportagem;   
	Procedimentos  genéricos  na  operação de câmara (imagem e áudio);
	A captação de imagens com objectivos jornalisticos; 
	Demonstrações práticas e exercícios.
3. 2.  A recolha de imagem e Edição:
	A notícia de telejornal e a sua linguagem;   
	Contar com imagens;
	Análise de alguns casos exemplares.
    
     
3. 3.  A abordagem às tecnicas de reportagem:
 
	A narrativa de imagem na reportagem; 
	O trabalho de pós-produção; 
	O documentário e a reportagem;
	O testemunho e o depoimento.
3. 4.  As entrevistas em televisão:
	O vox populi;
	Os tipos de entrevistas;
	As diversas técnicas de televisão em directo.
3. 5.  Desenvolvimento de Projectos:
	Concepção, realização, produção e pós-produção de pequenos projectos práticos, onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em todos os módulos, nomeadamente a prática de câmara e a edição. 
Metodologia de avaliação
          A avaliação do semestre terá por base a realização de notícias-tipo de telejornal de preferência individuais ou em pequenos grupos. Os trabalhos deverão ser entregues até ao dia 12 de Dezembro de 2015
Bibliografia
          - Chandler, R. (2008). Media Relations: Concepts and Principles for Effective Public Relations. (Vol. 1). London:  Outskirts Press
- Kotler, P. (2009). Marketing Management. (Vol. 1). London:  Prentice Hall
- Lindon, D. (2011). Mercator - Teoria e Prática do Marketing. (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
Método de Ensino
          A parte fundamental da cadeira (cerca de 90% do total de horas de aulas) deverá ser preenchida com o trabalho prático de produção, captação, edição e sonorização de peças jornalísticas cobrindo os géneros informativos mais comuns em televisão. 
Software utilizado nas aulas
          Suite de Produção Creativa Adobe

















