IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2014/15

Comunicação Social

Introdução ao Empreendedorismo

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054216.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
Esta disciplina visa incentivar os mais e os menos jovens a, pelo menos considerarem a possibilidade de se tornar empreendedores e iniciar o seu próprio negócio e empresa.Esta disciplina pretende dar resposta a um conjunto de questões que se colocam à gestão e aos gestores de hoje.

Programa
Introdução ao Empreendedorismo; O Empreendedor; Oportunidades e ideias: Criar, moldar, Reconhecer e Capturar; O Marketing da Nova Empresa; O Ambiente e a Indústria; Estratégias genéricas de negócio; Construir a equipa e gerir pessoas.

Metodologia de avaliação
Frequência e Aulas assistidas. Frequência: 90%.Assiduidade às aulas: 10%; O aluno obtém aprovação com 10 valores (média do da frequência e assiduidade nas aulas)

Bibliografia
- A. Shane, S. e A. Baron, R. (2006). EMPREENDEDORISMO – Uma Visão do Processo. Lisboa: CENGAGE LEARNING
- Correia Ribeiro, P. e Costa, H. (2007). Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios. Lisboa: Edições Lidl
- DRUCKER, . (1986). Inovação e Gestão,. Estados Unidos: Editorial Presença
- Ribeiro Serra, F. e Carvalho Santos, . e Portugal Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor-Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas com explicação dos conteúdos ministrados e exercícios de aplicação.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado