Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054408.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Os alunos devem aprender a perceber os processos de formação da opinião e da imagem pública nas sociedades contemporâneas, dando ênfase no papel
desempenhado pelos diferentes intervenientes: meios de
comunicação e agências de comunicação. Análise de casos.
Programa
Opinião e espaço público (Evolução histórica; Públicos, multidões e espaço público; Processos de formação e
desenvolvimento; Sondagens; O papel dos mass media e dos self media (Agenda setting e gatekeeping; A relação com as fontes; Líderes de opinião e opinion makers; A Internet enquanto a nova esfera pública; O papel das agências de comunicação (Posicionamento de
notícias; A imagem; as marcas).
Metodologia de avaliação
Nota mínima de 10 (dez) no conjunto de três elementos:
Frequência - 50%; Assiduidade (10% da nota final)
Trabalho de grupo e trabalho individual: 20% apresentação oral,
10% apresentação escrita e 10% discussão.
Bibliografia
- Espanha, R. Comunicação e jornalismo na era da informação. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Esquenazi,, J. Sociologia dos públicos. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Pissara Esteves, J. Espaço Público e Democracia. (Vol. -). (pp. ---). -: -
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados
e exercícios de aplicação
Software utilizado nas aulas