IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2013/14

Comunicação Social

Opinião e Imagens Públicas

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 2,50 OT , Cód. 9054408.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem aprender a perceber os processos de formação da opinião e da imagem pública nas sociedades contemporâneas, dando ênfase no papel
desempenhado pelos diferentes intervenientes: meios de
comunicação e agências de comunicação. Análise de casos.

Programa
Opinião e espaço público (Evolução histórica; Públicos, multidões e espaço público; Processos de formação e
desenvolvimento; Sondagens; O papel dos mass media e dos self media (Agenda setting e gatekeeping; A relação com as fontes; Líderes de opinião e opinion makers; A Internet enquanto a nova esfera pública; O papel das agências de comunicação (Posicionamento de
notícias; A imagem; as marcas).

Metodologia de avaliação
Nota mínima de 10 (dez) no conjunto de três elementos:
Frequência - 50%; Assiduidade (10% da nota final) –
Trabalho de grupo e trabalho individual: 20% apresentação oral,
10% apresentação escrita e 10% discussão.

Bibliografia
- Espanha, R. Comunicação e jornalismo na era da informação. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Esquenazi,, J. Sociologia dos públicos. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Pissara Esteves, J. “Espaço Público e Democracia”. (Vol. -). (pp. ---). -: -

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com explicação dos conteúdos ministrados
e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado