Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11340/2012
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT , Cód. 9054115.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos nível A2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Objetivos
Consciencializar os alunos para a necessidade de aperfeiçoamento de competências (linguísticas e socioculturais) para aplicação em situações comunicativas - Jornalismo e Comunicação Empresarial;
Desenvolver capacidades de interpretação e produção textual usando a língua de uma forma fluente.
Programa
Jornalismo: O Futuro do Jornalismo
A Era Digital; Mudanças; Vantagens/Desvantagens; Consequências
Géneros Jornalísticos: A Notícia; A Entrevista; A Reportagem; Artigo de Opinião
Personalidades e os media
Comunicação Empresarial: Carreiras Profissionais; Empregos; Importação Exportação; Marketing; Canais de Marketing; Competitividade; Inovação; Negociação; Procura de Mercados; Ética.
Metodologia de avaliação
- Uma Frequência no final do semestre (60%)
- Avaliação Contínua, abrangendo exercícios e participação nas aulas (nas componentes escrita e oral), assiduidade (20%)
- Trabalho de Pesquisa (oral e escrito) (20%).
Bibliografia
- Naunton, J. (2005). Oxford Business English - Profile 2 - Intermediate. Oxford: Oxford University Press
- Welford, D. e Moore, G. e Hemmingway, E. e Fleming, C. (2006). An Introduction to Journalism. London: SAGE Publications Ltd
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas