Serviços de Acção Social
Bolsas de Estudante-Colaborador
Os SAS-IPT podem atribuir bolsas de estudante-colaborador que visam complementar os tradicionais apoios sociais diretos e indiretos, respondendo a problemas que não encontram resposta nestes tradicionais meios de apoio social.
A bolsa de estudante-colaborador consiste na atribuição de uma prestação pecuniária mensal de valor variável, em função do número de horas de colaboração, como contrapartida da sua colaboração em pequenos serviços de carácter não duradouro, tendo por objetivo combater o abandono escolar, promover o sucesso escolar, contribuir pra o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes, facilitar a sua integração no mercado de trabalho e promover a integração social e académica dos estudantes.
Podem candidatar-se à atribuição deste tipo de bolsa, todos os estudantes do IPT, bolseiros ou não, desde que regularmente matriculados e inscritos, nos termos e acordo com o Regulamento para atribuição de bolsa de Estudante-Colaborador, em formulário próprio para o efeito disponibilizado pelos SAS-IPT. Para aceder ao formulário é necessário ter consigo os seus dados de acesso. caso não se recorde ou não os tenha, pode recuperar na "Consulta de dados de acesso".
A bolsa será atribuída como contrapartida da colaboração em atividades organizadas especificamente para esse efeito, por iniciativa de unidades orgânicas e funcionais do IPT na sequência de propostas por estas apresentadas, conforme o Regulamento para atribuição de bolsa de Estudante-Colaborador, em formulário próprio para o efeito disponibilizado pelos SAS-IPT.