Divisão Financeira e Patrimonial
Actividades
A Divisão Financeira e Patrimonial exerce as suas competências nos domínios da gestão financeira, numa perspetiva de gestão patrimonial, orçamental e de controlo financeiro, relativamente ao orçamento do IPT e SAS-IPT, cabendo-lhe designadamente:
- a produção de informação prospetiva, na área financeira, para auxilio na tomada de decisões por parte dos órgãos de gestão;
- a elaboração dos mapas económico-financeiros de planeamento anual, proposta de orçamento e relatório de gestão;
- a coordenação do processo de fecho de contas e a prestação de contas de conformidade com a legislação vigente e normativos internos aplicáveis;
- a elaboração e submissão dos mapas de reporte à tutela;
- a gestão orçamental interna e a realização de estudos técnico/contabilísticos;
- assegurar a aplicação das normas legais, das instruções tutelares e das diretivas dos órgãos de gestão do IPT e SAS-IPT, na atividade económico-financeira da Instituição;
- proceder à análise e controlo dos princípios contabilísticos, nas vertentes orçamental e patrimonial, de acordo com o SNC-AP;
- proceder à análise e controlo, relativamente à aplicação, a todo o perímetro da consolidação de contas, das regras e procedimentos de controlo interno, ao nível da contabilidade, património e de tesouraria;
- assegurar o cumprimento das obrigações fiscais e declarativas da Instituição;
- estudo, implementação e acompanhamento do processo da contabilidade analítica;
- assegurar a gestão financeira de Programas e Projetos com financiamento específicos (Portugal2020, FCT, ICA, Ciência Viva, Fundação Calouste Gulbenkian, ERASMUS);
- controlar e registar as receitas e despesas afetas a Programas e Projetos e prestações de serviços;
- acompanhar, monitorar, controlar e prestar contas da execução financeira dos Programas e Projetos e prestações de serviços;
- informar e prestar apoio a todos os intervenientes nos Programas e Projetos e prestações de serviços.
- processar a faturação de serviços e bens ao exterior;
- controlar as contas correntes de clientes;
- controlar e registar o património móvel e imóvel, incluindo o cálculo de amortizações, os autos de abate e os de cessão;
- assegurar o planeamento e gestão de compras bem como da avaliação de fornecedores;
- assegurar a gestão do Economato e de stocks;
- conciliar a informação financeira nas diversas vertentes contabilísticas, tanto ao nível das unidades internas como das entidades externas;
- controlar todos os meios de pagamento e recebimento da Instituição;
- identificar e registar a entrada de todas as receitas e despesas no sistema de informação;
- proceder à conciliação bancária dos movimentos contabilísticos e de tesouraria;
- controlar os movimentos e saldos bancários de todas as contas bancárias da Instituição.