Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 65894.
Docente(s)
- Pedro Caetano Raposo (2)
- Marco Branco (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A.Identificar e descrever os fundamentos e as teorias gerais da aprendizagem e do controlo motor;
B.Conhecer os principais termos e instrumentos no estudo em comportamento motor;
C.Contribuir para a compreensão do processo ensino aprendizagem de habilidades motoras nas diferentes fases da vida do ser humano;
D.Capacitar para o reconhecimento dos mecanismos internos que regulam o movimento humano e para a identificação dos fatores ambientais que afetam a aprendizagem e o desempenho motor;
E.Aplicar os conhecimentos envolvidos no processo de aprendizagem e controlo motor a problemas específicos do desporto.
Programa
1. Sistemas de classificação do movimento;
2. Mecanismos centrais e não-centrais de regulação do movimento; processamento de informação nos diferentes tipos de ações motoras;
3. Sensação e Perceção, propriocepção, exterocepção e exteropropriocepção na situação motora; Perceção-Ação, Escala Corporal, conceito de Affordance;
4. Teoria do Esquema, hipóteses da variabilidade das condições de prática, da interferência contextual e da especificidade, conceito de programa motor; Lei da Prática, fases da aprendizagem e epigénese;
5. Teoria dos Sistemas Dinâmicos, conceito de auto-organização, conceito de gerador de padrão motor; hipótese da catástrofe, Transição de comportamentos e tomada de decisões;
6. Interação velocidade-precisão; tempo de reação e tomada de decisão, capacidade de atenção, sistemas de memória;
7. Coordenação Motora, padrões, ancoragem, avaliação.
8. Utilização de Tecnologia para análise desportiva
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Realização de 5 fichas Teórico-Práticas Individuais (50% nota final);
Trabalho individual ou em grupo (50% nota final).
Avaliação Final:
Exame escrito sobre conteúdos da UC;
Prova Oral: Entrega em Word ou pdf + Apresentação (e.g., PowerPoint) de projeto de análise em controlo Motor e Aprendizagem, com respetiva defesa ou em alternativa poderá optar por perguntas sobre aplicação dos conteúdos teórico-práticos;
Classificação final: média aritmética de Exame escrito e Prova oral.
Bibliografia
- Coker, C. (2017). Motor Learning and Control for Practitioners. (Vol. 4.ª Edition). Londres: Routledge
- Godinho, M. e Barreiros, J. e Mendes, R. (1999). Controlo e Aprendizagem Motora. Cruz Quebrada: FMH Edições
- Ives, J. (2019). Motor behavior: connecting mind and body for optimal performance . EUA: Wolters Kluwer
- Schmidt, R. e Lee, T. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis. (Vol. 6.ª Edição). Champaign, IL: Human Kinetics
Método de Ensino
Aprendizagem Baseada em Problemas
Atividades Práticas e Laboratoriais
Análise, Reflexão e Discussão
Utilização de tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação
Software utilizado nas aulas
Ms Teams
PhyPhox
Excel
SciLab
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 24/2024 de 17/07
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)