Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 658916.
Docente(s)
- João Freitas Pinto (2)
- Gonçalo Carvalho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos: 1. Conhecimentos Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos técnicos (treinadores, instrutores e professores); Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos técnicos de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica, promovendo a discussão sobre as variáveis que implicam com o sucesso pedagógico e profissional; Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática desportiva. 2. Competências Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Desporto; Planear e intervir com o desporto para diferentes grupos em contextos simulados e reais; Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em desporto; Apresentar o relatório da autoanálise; 3. Atitudes Evidenciar atitude científica, na pesquisa e no desenvolvimento dos seus relatórios, construindo com rigor e com qualidade os seus produtos; Intervir ativamente na discussão dos diversos temas relativos à Pedagogia do Desporto.
Programa
1. A relação pedagógica em desporto; 2. As competências profissionais do técnico de desporto; 3. O planeamento em Desporto a. Definição e operacionalização dos objetivos da intervenção em desporto; b. O planeamento dos ciclos de sessões; c. O plano da sessão; 4. As principais funções pedagógicas em desporto; 5. A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; 6. A disciplina e o clima relacional e a segurança em desporto; 7. Análise, observação e discussão de situações de ensino e aprendizagem; 8. A intervenção profissional e o código de conduta; 9. A investigação em Pedagogia do Desporto.
Metodologia de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência obrigatória. Para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas.
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, optando pelo exame final (com uma prova escrita e uma prova oral), devendo dirigir informação escrita ao regente.
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através de intervenção prática (individual), relatório (individual), apresentação do relatório (individual) que refletem o processo de formação a que vão estando sujeitos.
A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
Nota Final = 0,30 * Plano de Microciclo e de Treino) + (0,30 * Intervenção) + (0,40 * Relatório e Apresentação)
Cada elemento de avaliação deverá ter uma classificação mínima de 9,5 valores, para aprovação final.
Os planos de microciclo e de treino referem-se ao planeamento da intervenção prática.
A intervenção prática corresponde à prestação individual, numa modalidade desportiva (aula-treino),nas sessões de intervenção (treinador),em contexto condicionado,sendo avaliada nas principais dimensões da intervenção pedagógica do comportamento do treinador.
O relatório trata da autoanálise e autoscopia da intervenção como treinador.
Bibliografia
- Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. . London: Pearson Education Limited.
- Lyle, J. (2002). Sports Coaching Concepts: A Framework for Coaches Behaviour. . London: Routledge
- Rodrigues, J. e Sequeira, P. (2017). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Lisboa: Visão e Contextos
- Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Lisboa: Edições CIEQV
Método de Ensino
Debates, Vídeos e análises, Aplicação de sistemas de observação; Práticas pedagógicas em contexto simulado; Relatórios de observação e análise.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável