IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Marketing Digital

Porque o futuro é teu!                                                                                                                                                                                                   O Técnico Superior Profissional em Marketing Digital é o profissional habilitado a desenvolver produtos, no uso integrado de aplicações informáticas, assim como competências de gestão de clientes, quer através de sistemas de CRM, quer através de marketing de conteúdos. Tem ainda a capacidade de programar e implementar campanhas de marketing digital, quer dentro do B2B, quer junto ao cliente final. O curso poderá funcionar em Mafra, na Academia de Ensino Superior de Mafra, e em Tomar.

 

ATIVIDADES PRINCIPAIS

Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;

Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;

Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;

Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores;

Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas novas para venda de produtos, serviços e ideias;

Planear um estudo dos produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;

Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online;

Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital;

Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.

        

ECTS: 120
Local de Funcionamento: Tomar, Mafra.

Objectivos

Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Analisar e discutir os resultados das acções comerciais, propondo novas ações e medidas corretivas.
Apoiar o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa.
Analisar os comportamentos dos clientes, diagnosticar as suas necessidades, propor o desenvolvimento de produtos digitais - em substituição ou em complementaridade, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda.
Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda online, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda.
Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Produzir conteúdos escritos de divulgação.
Garantir a permanente atualização dos conteúdos.
Produzir relatórios de análise da comunicação da concorrência.

Saídas profissionais

O diplomado do TeSP em Marketing Digital está habilitado para exercer as seguintes funções, ao integrar as áreas de comunicação e/ou de vendas de uma organização:

  • Técnico de Marketing Digital;
  • Gestor de Redes Sociais;
  • Gestor de Conteúdos Online;
  • Técnico de Vendas Online;
  • Técnico de Marketing Direto.

Condições de Acesso

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Geografia
  • Matemática

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais (nacionais) e de 1000€ (internacionais)

Taxas e Emolumentos

 Candidatura   Nacionais 40,00€       Internacionais  50€

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt),o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email balcaounico@ipt.pt ou por telefone 249328107

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11771/2016 de 27/09/2016

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
Semestral
60591 Atelier de CriatividadeGestão e administração 2
60598 Comportamento do ConsumidorSociologia e outros estudos 3
60597 Comércio EletrónicoInformática na óptica do utilizador 6
60599 Direito das EmpresasDireito 5
605910 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4
60592 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
605911 Marketing DigitalMarketing e publicidade 4
60593 Métodos QuantitativosMatemática 4
60594 PortuguêsLíngua e literatura materna 4
605912 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6
605913 Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6
60595 Sociedade e EconomiaEconomia 4
60596 Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6
605914 Técnicas de ComunicaçãoJornalismo e reportagem 2

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
Semestral
605916 Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4
605915 Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
605917 Comunicação e Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 4
605918 Desenvolvimento de Produtos DigitaisMarketing e publicidade 5
605919 Estudos de MercadoMarketing e publicidade 4
605922 EstágioMarketing e publicidade 30
605920 Laboratório de Produção de ConteúdosMarketing e publicidade 5
605921 Tecnologias no Marketing e Comunicação DigitalMarketing e publicidade 6

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
605924 Atelier de criatividade e empreendedorismoGestão e administração 2 Anabela da Cruz Pereira (2)
Jorge Simões (1)(2)
60592 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Marta Dionísio (1)(2)
60593 Métodos QuantitativosMatemática e estatística 4 José Faria Paixão (1)(2)
605912 Princípios de MarketingMarketing e publicidade 6 Joana Leiria Cabral Ferreira (2)
Fátima Pedro (1)(2)
60595 Sociedade e EconomiaEconomia 4 Cláudia Pires da Silva (1)(2)
60596 Tecnologias de Informação e ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6 José Ribeiro Mendes (1)(2)
605923 Técnicas de escrita para o meio digitalLíngua e literatura materna 4 Manuela Silva (1)(2)
2º Semestre
605916 Análise de Casos em Gestão de Produtos e Serviços DigitaisGestão e administração 4 Vasco Santos (1)(2)
605925 Comunicação Visual e DigitalMarketing e publicidade 2 Fernanda Catarina Amaro Cavalheiro (1)
60597 Comércio EletrónicoMarketing e publicidade 6 Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa Marques (1)(2)
605919 Estudos de MercadoCiências sociais e do comportamento 4 Fátima Pedro (1)(2)
Rosa Brígida (2)
605910 Gestão e Estratégia ComercialGestão e administração 4 António Ferreira (1)(2)
605911 Marketing DigitalMarketing e publicidade 4 Vasco Santos (1)(2)
605913 Princípios e Técnicas de Gestão de EmpresasGestão e administração 6 Ana Pacheco (2)
Sílvio Silva (1)(2)

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
605926 Análise de casos em Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2 Pedro Manuel Nobre Freire (2)
António Ferreira (1)(2)
60598 Comportamento do ConsumidorCiências sociais e do comportamento 3 Alexandra Carvalho (1)(2)
605917 Comunicação e Comércio EletrónicoInformática na óptica do utilizador 4 Neuza Maria Eurico Cardoso (2)
Vasco Santos (2)
Vasco Silva (1)(2)
605918 Desenvolvimento de Produtos DigitaisMarketing e publicidade 5 Nuno Miguel Mendes Vieira Branco (2)
Vasco Santos (2)
José Ribeiro Mendes (1)(2)
60599 Direito das EmpresasDireito 5 Cláudia Sousa Rosa (1)
605920 Laboratório de Produção de ConteúdosMarketing e publicidade 5 Raquel Botelho (1)
Rosana Antonio (2)
Pedro Casaca (2)
605921 Tecnologias no Marketing e Comunicação DigitalMarketing e publicidade 6 Anabela da Cruz Pereira (1)
Inaê Pimentel Santa Ana (2)
Vasco Santos (2)
2º Semestre
605922 Estágio 30 Jorge Simões (2)
Fátima Pedro (1)(2)
Luís Francisco (2)
José Farinha (2)
José Pinheiro Nogueira (2)
Inês Câmara (2)
Carla Joaquim (2)
Sílvio Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Parcerias

Câmara Municipal de Mafra - Academia de Ensino Superior de Mafra

Escola Secundária José Saramago

Escola Técnica e Professional de Mafra

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Gabinete: O210
t.: 00351 249 328 244
ext.: 1125
endereço de e-mail

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 115
t.: 249 328 290
ext.: 3108
endereço de e-mail

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado