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Ano Letivo: 2023/24

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Seminário: Criatividade e Inovação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.

Docente(s)
- Jorge Manuel Marques Simões (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Os Alunos devem ficar aptos a:
- Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
- Descrever o processo de criatividade.
- Descrever o processo de inovação organizacional.
- Descrever o processo de aprendizagem organizacional.
- Descrever o processo de mudança organizacional.
- Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação.
- Identificar ferramentas promotoras de criatividade.
No final da unidade curricular os Alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade e encorajar a inovação na organização.

Programa
1. Criatividade individual e organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Ferramentas.
2. Inovação organizacional:
- Definição.
- Processo.
3. Aprendizagem organizacional:
- Definição.
- Processo.
4. Mudança organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Barreiras e estratégias de gestão.
5. Discussão, por etapas, do processo criativo e inovador.
ODS: 4 e 10.

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Apresentação, ao longo do semestre e por etapas, da ideia criativa e inovadora e do seu desenvolvimento. Dispensam do exame os Alunos com nota igual ou superior a 10 valores, na avaliação periódica.
Avaliação em exame, de um projeto criativo e inovador, na época estabelecida no calendário letivo.

Bibliografia
- Maçães, M. (2018). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. (Vol. 1). Lisboa: Leya
- Page, S. e Ateljevic, J. (2011). Turismo e Empreendedorismo.. (Vol. 1). Brasil: Elsevier Brasil
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa: Sílabo

Método de Ensino
As equipas de discentes recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema dos conteúdos da unidade curricular, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos.

Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poderem executar os seus trabalhos.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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