Nome do curso: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Grau: Licenciatura
Duração: 3 anos
Escola: Superior de Tecnologia de Tomar
Nome do Diretor(a): Pedro Daniel Frazão Correia
Formação do(a) Diretor(a) de curso: Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica
Em que consiste este curso?
O curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem como objetivos gerais formar profissionais capacitados para atuar no projeto, análise, desenvolvimento e implementação e manutenção de sistemas e dispositivos elétricos, eletrónicos e computacionais.
Quais as competências que os estudantes podem adquirir?
Os diplomados adquirem competências em diversas áreas tais como, a indústria, transportes, serviços e formação; em empresas de gestão de energia, energias renováveis, eletrónica, manutenção, instalações elé¬tricas e domótica, veículos elétricos, auditorias. Estão habilitados ainda para gerir e controlar sistemas automatizados de produção, sistemas informáticos industriais de controlo e de supervisão de processos, programação de sistemas de controlo
robotizados e de sistemas de comunicação.
Quais as profissões no mercado associadas a este curso?
As profissões associadas ao Curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores são bastante abrangentes. Incluem o projeto, desenvolvimento e manutenção de sistemas de energia elétrica, incluindo geração, transmissão e distribuição de energia. Neste contexto, todas as profissões relacionadas com o projeto e implementação de sistemas de energia renovável são de particular relevância.
Por outro lado, os Licenciados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores podem desenvolver os seus percursos profissionais na área da engenharia de automação e controlo onde projetam e implementam sistemas de controle para automação industrial, robótica, sistemas de transporte e outros processos automatizados. Ainda num ambiente industrial, os diplomados do curso, podem ingressar nas carreiras de engenheiro de manutenção, de produção ou de qualidade.
Em função do seu perfil pessoal podem também fazer carreira profissional nas áreas dos sistemas eletrónicos que incluem o desenvolvimento de sistemas embebidos nas suas componentes de hardware e software.
Porquê escolher este curso?
A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é uma área muito interessante para quem gosta das áreas tecnológicas. É uma área muito abrangente que vai desde os sistemas de produção, transporte e consumo de energia, mobilidade elétrica e sustentabilidade, sistemas eletrónicos analógicos e digitais, assim como os sistemas inteligentes que inclui a robótica e a inteligência artificial.
Por outro lado, a procura dos diplomados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é muito elevada, e tem vindo a crescer para as diferentes áreas do mercado de trabalho. No caso dos diplomados no IPT, segundo os dados oficiais de empregabilidade, está próxima dos 100%.
Porquê vir estudar para o IPT?
A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, participa em diferentes projetos de investigação em colaboração com diferentes instituições, em áreas muito abrangentes desde a robótica, os sistemas de realidade aumentada, as tecnologias de assistência para as áreas da saúde, nas cidades inteligentes e Indústria 4.0, na aeronáutica, nas novas formas de produção e distribuição de energia, na mobilidade elétrica. Desta forma durante a formação académica, os alunos têm a oportunidade participar em projetos aliciantes ao longo do curso, em parceria com empresas, utilizando as tecnologias mais atuais nas diferentes áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
A par do seu projeto de ensino e formação, o curso LEEC, promove um conjunto de actividades extracurriculares, nomeadamente seminários, palestras realizadas pelos docentes ou por oradores convidados de ouutras instituições de ensino ou empresas, e visitas de estudo, que contribuem muito positivamente para a formação científica e cultural dos alunos e a sua aproximação à realidade empresarial. Por exemplo, no ano de 2023 organizámos o Festival Nacional de Robótica em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Robótica, com o envolvimento dos alunos do cursos, seja como participantes nas diversas provas, assim como voluntários na organização e que acolheu participantes de várias universidades nacionais e estrangeiras.
O curso LEEC através do seu núclero de estudantes, permite também que a comunidade académica possa desfrutar de experiências de conhecimento e convívio, importantíssimas em todo o percurso académico.
Por todas estas razões, escolher o IPT e em particular o Cruso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, é garantia de sucesso escolar, com ensino de proximidade, com várias oportunidades de enriquecimento curricular, de interação com projetos de investigação interessantes e atuais, assim como projetos com empresas, que te conduzirá a um futuro profissional promissor e de sucesso.