Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 40,0 T , Cód. 66594.
Docente(s)
- Carlos Alberto Moisés Bento (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que sustentem uma compreensão holística sobre a programação
artística e a sua dimensão social, económica e cultural assim como a história das Artes Performativas. Entender o papel do Programador Cultural. Reconhecer também os impactes deste tipo de abordagem nos territórios, e a forma como devem ser organizados tendo em conta os objetivos a que se propõem. Será também objetivo desta Unidade, munir os alunos de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam elaborar uma programação artística, contemplando todos os momentos e processos essenciais a ter em conta e os públicos alvo.
Programa
1 - Conceitos, classificação e tipologia dos Eventos
2 - Caraterização dos eventos e da programação artística
3 - Os Artistas e as Artes do Espetáculo - Tipologias
3.1 - Performance e interpretação
4 - A Programação artística nos diferentes territórios: análise de casos
5 - História das Artes Performativas
Metodologia de avaliação
A avaliação será composta por diferentes elementos que, em conjunto, contribuem para a nota final. O primeiro trabalho prático será realizado em grupo, representando 20% da avaliação, e será acompanhado pela respetiva apresentação, que também terá um peso de 15%. O segundo trabalho prático, de caráter individual, contará para 25% da nota final com a respetiva apresentação a valer 15%. A participação e os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre serão avaliados, em formato de relatório e compõem 25% da nota total.
Bibliografia
- Caetano, J. e Portugal, J. e Portugal, M. (2018). Gestão de Eventos. Lisboa: Silabo
- Costa, V. (2021). Manual de boas práticas para a organização de eventos artísticos no espaço público. Porto: Bússola
Método de Ensino
Aulas expositivas para enquadramento teórico-conceptual. Aulas teórico-práticas destinadas à
criação, avaliação de estudos de caso, leitura de documentos e discussão da realidade
apresentada bem como a avaliação de exemplos.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável