Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023
8 ECTS; 1º Ano, Anual, 70,0 TP , Cód. 66593.
Docente(s)
- Hugo Filipe Mendes Magalhães (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquirem os princípios básicos das tecnologias emergentes na produção artística, nomeadamente ferramentas de fabrico digital, Internet das coisas, robótica e sensores. Pretende-se assim com isso, que as possam aplicar no apoio à organização, desenvolvimento e execução de espetáculos.
Programa
- Eletrónica: corrente, tensão, resistência, fontes. Potência e energia. Aparelhos de medida e sua utilização. Leis fundamentais. Componentes: condensador, resistência, bobine. Introdução aos semicondutores. Exemplos de utilização em equipamentos: sistemas de alimentação, sistemas de atuação mecatrónicos e regras de segurança básicas;
- Desenho assistido por computador: conceitos básicos de modelação 2D e 3D;
- Impressão 3D: tecnologias de impressão e materiais utilizados;
- Internet das coisas: plataformas e sistemas de aquisição e transmissão de dados. Protocolos de comunicação;
- Sensores e actuadores: tecnologias, características e utilização de diversos tipos de atuadores: motores, sistemas piezoelétricos, luminosos, hidráulicos, pneumáticos. Tecnologias, tipos de sensores e os seus campos de aplicação;
- Robótica: Plataformas móveis como por exemplo DRONES. Modos de operação e tecnologias instaladas para diversos tipos de aplicação.
Metodologia de avaliação
Realização de um teste escrito em qualquer das épocas de avaliação, com valor de 100% da classificação final. A aprovação na disciplina implica uma classificação superior ou igual a 10 valores no respetivo teste escrito.
Bibliografia
- Kroos, C. e Herath, D. e Stelarc, . (2016). Robots and Art: Exploring an Unlikely Symbiosis. : Springer
- Mongeon, B. (2015). 3D Technology in Fine Art and Craft. : Focal Press
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e teóricas-praticas onde são resolvidos casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável