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Tecnologia e Produção nas Artes do Espetáculo

Tecnologias do Som e da Acústica

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 23177/2023 de 30/11/2023

6 ECTS; 1º Ano, Anual, 70,0 TP , Cód. 66591.

Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Introduzir os princípios que regem as ondas sonoras. Entender os fenómenos de propagação acústica e os seus efeitos. Fomentar o entendimento das técnicas e tecnologias existentes no campo da captação, tratamento e reprodução áudio nas suas várias aplicações.

Programa
1 – Introdução
Introdução geral ao tema e enquadramento no curso. Visão histórica e evolução.

2 – Conceitos básicos
Produção sonora e relações pressão/velocidade. Frequência, comprimento de onda, velocidade de propagação e impedância. Pressão, Intensidade e Potência sonora. Escala Logarítmica e sua utilização. Propagação: radiação em onda esférica e plana. Interferência e reflexões, coeficientes de transmissão e reflexão, difração, refracção e difusão do som. Consequências práticas dos efeitos anteriores: diretividade, atraso, eco, etc.

3 – Audição e fala
Anatomia do ouvido. Transmissão e codificação ao longo do Sistema Auditivo Cerebral. O ouvido e suas propriedades. Perdas auditivas. Localização da fonte, percepção das reflexões. A voz e as suas propriedades.

4 – Filtros e difusores
Parâmetros distribuídos e concentrados, analogias eletromecânicas. Filtros de combinação, ressoadores de meia onda e de um quarto de onda. Ressoadores de Helmholtz. Difusores.

5 – Transdução eletroacústica
Emissores, receptores e amplificação, tecnologias, princípios de funcionamento e características. Parâmetros de altifalante eletrodinâmico e sua relação com as aplicações. Caixas acústicas fechadas, “bass–reflex” e outras.

6 – Acústica de salas
Conceito de reverberação e tempos de reverberação, coeficientes de absorção. Relações entre sinais diretos e reverberados. Modos normais, ondas estacionárias e distribuição das ressonâncias na frequência. Fatores acústicos de desenho de edifícios e materiais utilizados. Especificações e medidas de redução e isolamento para ruídos aéreos (lei da massa) e de percussão, sua relação com a construção e materiais usados.

7 – Captura e design de som.
Cadeia de: captação (em exteriores e interiores); mistura; tratamento e produção. Princípios e material utilizado. Ajuste de sistemas ao vivo.

8 – Ruído e acústica do meio ambiente
Efeitos do ruído.
Ruído geral, e de instalações e equipamentos, estudos e métodos de redução do ruído. Legislação. Malhas de ponderação, equipamento de medição e métodos de diagnóstico e controlo.



Metodologia de avaliação
o cálculo da nota final inclui as seguintes ponderações:
- prova escrita (50%);
- trabalho de pesquisa e apresentação (25%);
- trabalhos práticos (25%);
O aluno é aprovado quando obtém uma classificação final igual ou superior a 10 valores (em 20).

Bibliografia
- E. Kinsler, L. e R. Frey, A. e B. Coppens, A. e V. Sanders, J. (2000). Fundamentals of Acoustics. U.S.A.: J. Wiley & Sons
- F., A. e Ken, P. (2009). Master Handbook of Acoustics. -: McGraw Hill Professional
- Harley, R. (2021). The Complete Guide to High End Audio. U.S: Acapella Publishing
- Ralph, J. e Gary, D. (1990). The Sound Reinforcement Handbook. USA: Hal Leonard Publishing Corporation

Método de Ensino
Os conceitos teóricos são apresentados e explanados pelo docente, muitas vezes com base em experiências. A resolução de problemas e utilização de sistemas em casos de aplicação, complementa o ensino dos princípios em causa.

Software utilizado nas aulas
A definir.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


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