IPT Logotipo do IPT

Tecnologia no Desporto

Multimedia no Desporto

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 658918.

Docente(s)
- João Freitas Pinto (2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
- Identificar corretamente os aspetos críticos a observar, de acordo com a especificidade de cada atividade física ou modalidade desportiva. - Discutir e problematizar a informatização da sociedade e a utilização das TIC e do multimédia no desporto e na atividade física; - Entender conceitos teóricos e práticos no domínio do vídeo; - Conceber e produzir materiais em vídeo, decorrentes da observação da prática desportiva; - Utilizar técnicas de captura, edição, montagem e pós-produção digital; - Compreender o papel desempenhado pelas ferramentas de análise de vídeo na área de desporto; - Utilizar ferramentas de análise de vídeos de acordo com técnicas de “vídeo scouting” e de análise de movimento (biomecânica); - Elaborar relatórios considerando os dados recolhidos através dos processos de análise de vídeo atrás mencionados.

Programa
1. Observação e registo Os diferentes tipos de dados passíveis de recolher; Os indicadores estatísticos representativos do nível de prestação; Os itens a observar em cada matéria selecionada (aspetos comuns e diferenciadores); Vantagens, possibilidades e limitações da observação; Tipos de observação e objetivos; Observação em direto e em diferido; Os instrumentos de observação e a utilidade dos elementos recolhidos face aos objetivos; Regras e procedimentos de observação; A recolha de dados. A notação; Treino de observadores; As diferentes fichas de observação; Prática de observação; Organização dos dados recolhidos; Análise e interpretação sumária dos dados observados. 2. Audiovisual 2.1. Equipamentos Introdução à linguagem audiovisual. Equipamentos de filmagem audiovisual: resolução e frame rates; tipos de ligações; tipologias de máquinas; tipos de lentes. Técnicas de filmagem – conceitos básicos. Conceito de plano e sequência. Enquadramentos. Manuseamento de equipamentos (tripés, gimbals, cable shots). Movimentos de câmara. Técnicas avançadas de filmagem. Filmagem com equipamentos de alta velocidade. Filmagem com Drones (legislação, regras, manuseamento). Câmaras de ação. 2.2. Conceitos de edição de vídeo Técnicas de edição de vídeo em software de edição não linear (computador); Técnicas avançadas de edição; Grafismo na edição; Edição multi-câmara; Exportação consoante a plataforma de visualização. 2.3. Técnicas de plataformas de divulgação Ferramentas de streaming; Ligação de equipamentos para streaming; Plataformas de streaming adequadas aos objetivos. 3. O Audiovisual no desporto: Vídeo Scouting Video Scouting; Principios básicos de Scouting; Scouting “analógico” vs Scouting “digital”; Processo de Vídeo Scouting. 4. O Audiovisual no desporto: análise biomecânica Análise do movimento (biomecânica) e princípios básicos desta tipologia de análise; Integração do vídeo na análise biomecânica; Processos de análise de movimentos: Recolha de imagem vídeo e software de análise do vídeo; Catalogação; Motion Tracking; Multicam; Elaboração de relatórios vídeo.

Metodologia de avaliação

Bibliografia

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado