Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 658913.
Docente(s)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O objectivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno com conhecimentos básicos acerca de:
- Importância e benefícios da utilização de tecnologias nas atividades desportivas e saúde em geral;
- Constituição e funcionamento de um sistema genérico;
- Análise de dados e estatísticas;
- Especificidades de aplicação a modalidades específicas;
- Aquisição de conhecimentos básicos de Hardware, Software e modelação, no sentido de entender o desenvolvimento de sistemas deste tipo.
Programa
1: Visão geral das tecnologias no desporto.
Importância e benefícios da utilização de tecnologias nas atividades desportivas e saúde em geral; Diagrama de blocos e funções de um sistema geral: fonte de energia, sensores/atuadores, comunicação, aquisição, Base de dados: visualização e manipulação de dados.
2: Sensores
Sensores típicos e o seu funcionamento.
Sistemas de acondicionamento de sinais e aquisição.
Atuadores típicos e o seu funcionamento.
3: Monitorização de desempenho com wearables.
Uso de smartwatches, coletes, e outros dispositivos; Estudos de caso e aplicações práticas.
4: Coleta e interpretação de dados.
Ferramentas de análise estatística e insights; Aspetos Éticos e Desafios Legais e privacidade dos atletas.
5: Aplicação a Modalidades Específicas: Futebol, Atletismo, Desportos Aquáticos, etc.
Futebol: Sistemas de rastreamento; Uso de VAR (Video Assistant Referee).
Atletismo: Análise de movimento, treino, chegada, etc.
Desportos Aquáticos: Monitores de natação; análise de desempenho.
Outras modalidades.
6: Realidade Virtual (VR), aumentada (AR) e Inteligência Artificial.
Aplicações em treinos e competições. Experiências imersivas e desenvolvimento de habilidades cognitivas; Análise preditiva; Otimização tática;
Assistência ao treinador.
7: Dispositivos de terapia.
Uso de tecnologia na reabilitação; Prevenção de lesões com dados.
8: Desenvolvimento de Aplicações para Desporto.
Ferramentas e linguagens de programação.
Introdução ao CAM/CAM e sua importância para a realização de sistemas.
Metodologia de avaliação
Trabalhos de Laboratório (TL), realizados em grupo, nas aulas, vale 40%;
Trabalhos de Pesquisa (TP), realizados em grupo e apresentados nas aulas, vale 40%;
Teste Escrito (TE), individual, correspondente a cada uma das épocas de avaliação, vale 20%.
Assim, a Classificação será: TL*0,4+TP*0,4+TE*0,2
(mín. 10 val.)
Nota: O método de avaliação é o mesmo para todas as épocas, sendo que as classificações obtidas nas componentes TL e TP continuam válidas e a ser consideradas nas épocas de exame.
Bibliografia
- Ross, S. (2010). Sports Technology (New Technology). Londres: Evans Brothers Ltd.
- Wang, J. e Heikenfeld, J. e Rogers, J. e Pan, T. e Khine, M. (2018). Wearable sensors: modalities, challenges, and prospects.Lab on a Chip, 18, pp. 217-248.
Método de Ensino
Existem aulas de: exposição da matéria em questão;
apresentação de trabalhos de pesquisa a realizar pelos alunos; de realização de trabalhos laboratoriais com sistemas de hardware e software específicos.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável