Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602831.
Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos avançados de informática na ótica do utilizador
Inglês Nível B2
Objetivos
Ao concluir esta UC o alunos deverá ser capaz de:
1. aplicar técnicas na melhoria e enriquecimento de animações gráficas;
2. inserção de conteúdos e alteração de imagens em movimento;
3. desenvolvimento e procura de soluções visuais a aplicar em gráficos e imagens em movimento.
Programa
1.Grafismo Audiovisual.
1.1. Estado da Arte
1.2. Análise de exemplos
2. Criação e manipulação de animações gráficas
2.1. Softwares e ferramentas
2.2. Animação de Texto
2.3. Animação de formas
2.4. Importação e animação de objetos externos
3. Manipulação de vídeo
3.1. Efeitos
3.2. Máscaras
3.3. Rotoscopia
4. Inserção de imagens em vídeo
4.1. Motion Tracking
4.2. 2D Tracking
4.3. 3D Tracker
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
O aluno poderá optar por uma avaliação em modo de a) gamificação ou pelo modo b) clássico (opção por defeito). A opção pelo modo de gamificação terá de ser comunicado por e-mail, até duas semanas após o início das aulas e não pode ser revertido.
Modo Clássico:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%
Modo Gamificação:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%
Este modo divide-se em duas etapas e contempla 5 missões em cada uma.
Etapa 1: até à primeira frequência; Etapa 2: depois da frequência I até à frequência II;
Os primeiros 25% dos alunos com nota superior a 15 a completar as missões (exercícios) recebem um cristal, até um máximo de 3. Os segundos 25% dos alunos com nota positiva a completar as missões recebem uma estrela. 2 estrelas equivalem a 1 cristal. A conclusão de todas as missões equivale a 1 cristal extra.
Cada cristal equivale a 3 pontos, e o cristal final 5, num total de 14, a aplicar em cada Etapa de avaliação.
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
(2013). The After Effects Illusionist. New York: Focal Press
(2015). Compositing Visual Effects in After Effects. New York: Focal Press
(2017). The Filmmakers Guide to Visual Effects. New York: Routledge
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 198 - 27/03/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)