Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 14,0 OT , Cód. 605926.
Docente(s)
- Pedro Manuel Nobre Freire (2)
- António Anacleto Viegas Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Construir casos de estudo do ponto de vista analítico e operacional. Identificar e isolar fatores conducentes ao sucesso e ao fracasso dentro dos sectores de comércio e serviços.Desenvolver capacidade analítica. Desenvolver capacidades de apresentação e de discussão pública.
Programa
1-Metodologias.
1.1-O que é uma metodologia.
1.2-Construção de um caso de estudo em inovação e empreendedorismo.
1.3-Regras formais.
2-Casos de estudo.
2.1-Análise e discussão de casos de estudo.
Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo, apoia-se em : Teste(50%);Participação nas aulas, assiduidade, pontualidade e apresentação da análise de casos de estudo(50%). Exame:Teste(100%).
Bibliografia
- Bickman, L. e Rog Debra, J. (2009). Handbook of Applied Social Researsh Methods. (Vol. 1). USA: Sage Publications, Inc.
- Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor -Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa.. Lisboa: Sílabo
- Maçães, M. (2018). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional.. (Vol. 1). Lisboa: Leya
Método de Ensino
Método Ativo (discussão de casos, dinâmicas de grupos,realização de exercícios práticos); Método expositivo e interrogativo.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)