Informática de Gestão

Matemática

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 60674.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Aplicação das propriedades dos números reais com unidades na resolução de equações.
B. Operações e aplicação dos conceitos fundamentais inerentes ao estudo de funções reais de variável real com unidades.

Programa
1. Números reais com unidades
1.1. Propriedades dos números reais. Múltiplos e submúltiplos da unidade, respetivos símbolos e prefixos. Notação científica.
1.2.Frações e potências. Soma e subtração de múltiplos de potências de base comum.
1.4. Multiplicação de frações com unidades. Uso do fator de conversão para mudança de unidades.
1.5. Equações do primeiro grau. Manipulação separada dos membros esquerdo e direito de equações lineares.


2. Complementos sobre funções reais de variável real com unidades
2.1. Generalidades sobre funções.
2.2. Equação reduzida da reta; representação gráfica.
2.3. Função quadrática: representação gráfica.
2.4. Funções algébricas racionais: representação gráfica.
2.5. Derivada gráfica de uma função num ponto. Interpretação geométrica.
2.6. Integral gráfico de uma função num intervalo. Interpretação geométrica.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de uma prova escrita no final do semestre, avaliada em 20 (vinte) valores, sem calculadora e sem consulta, incluindo toda a matéria lecionada. O aluno terá aprovação se a nota da prova for superior ou igual a 10 valores, ficando dispensado de exame.

Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado, mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazê-lo por exame – prova escrita, avaliada em 20 (vinte) valores, sem calculadora e sem consulta, sobre toda a matéria lecionada. O aluno tem aprovação, se obtiver na prova, classificação igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Armstrong, B. (2002). “Solving problems in finite mathematics and calculus”. London: Pearson Education
- Brígida, R. (2025). Rosa Brígida, conteúdos de Matemática e Física. Acedido em 24 de setembro de 2025 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794#section-1

Método de Ensino
As aulas são expositivas, incentivando a participação dos alunos na discussão dos temas abordados e sempre que possível promovendo a ligação com outras unidades curriculares do plano de estudos.

Software utilizado nas aulas
Mafa Plotter

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado