Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022
8 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 14,0 T + 56,0 PL + 14,0 OT , Cód. 612517.
Docente(s)
            - Sónia Carla Fidalgo Pais  (2)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Pretende-se possibilitar aos estudantes a articulação entre os conhecimentos e ferramentas proporcionados pelas diversas unidades curriculares ao longo do curso, através da realização de um projeto aplicado, em que os estudantes apresentem evidências sobre os conhecimentos adquiridos. As componentes teóricas e as correspondentes práticas serão tratadas de modo a que cada participante aprenda a resolver um problema técnico concreto. Dentro da temática do turismo e do perfil de formação presencial, num modo teórico analisar-se-ão estudos de caso que permitam a consolidação dos conhecimentos aprendidos através da observação das resoluções encontradas para dar resposta às problemáticas estudadas. Pretende-se, também, através da realização de um trabalho, fomentar a capacidade dos estudantes para a aplicação de  metodologias de investigação ao turismo nas suas diversas problemáticas e que se traduzam em propostas credíveis com aplicabilidade aos contextos mais práticos.
Programa
          1. Metodologias de investigação aplicadas ao turismo
1.1. O conceito de metodologia e método científico
1.2. Os métodos de investigação
1.2.1. A investigação qualitativa
1.2.2. A investigação quantitativa
1.3. Tipos de investigação: exploratória, descritiva e explicativa	
2. Fases e etapas do processo de investigação
2.1. O problema de investigação 
2.2. O objeto de estudo
2.3. Perguntas de partida e objetivos
2.4. Hipóteses
3. Instrumentos de recolha e análise de dados
3.1. A construção e utilização de instrumentos
3.1.1. Técnicas qualitativas
3.1.2. Técnicas quantitativas
3.2. Vantagens e desvantagens da investigação qualitativa e da investigação quantitativa
4. O projeto no domínio do turismo: conceito e enquadramentos.
4.1. O projeto em ambiente de curso técnico superior profissional: possibilidades e limites
4.1.1. Estudos de casos e revisão de literatura: análise, comentários e debate colaborativo
Metodologia de avaliação
          Trabalho de PI - Projeto de Investigação final = (80%)
Relatórios de Progresso = (20%)
Critérios:
1.Análise e Diagnóstico Estratégico
a) Ferramentas de análise interna e externa
b) Identificação de oportunidades, riscos e vantagens competitivas sustentáveis.
2.Implementação e Avaliação (com definição de objetivos, metas e desenvolvimento de plano de ação)
Bibliografia
          - Gabriel do Breviário , A. (2021). Os Três Pilares da Metodologia da Pesquisa Científica. (Vol. 1). São Paulo:  Editora Appris
- Kahlmeyer-Mertens, R. (2021). COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA: LINGUAGEM E MÉTODO . (Vol. 2).  London:  FGV Editora
- Lamy , M. (2020).  Metodologia da pesquisa Técnicas de investigação, argumentação e redação. (Vol. 1). Portugal:  Matrioska Editora
- Toledo, M. (2021). Metodologia de pesquisa científica. São Paulo:  Editora Senac 
Método de Ensino
          A UC será lecionada com aulas teóricas e práticas.
As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos.
As práticas serão realizadas com a análise de estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















