IPT Logotipo do IPT

Gestão de Turismo

Português

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 61251.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Terminada a UC, os/as alunos/as devem:
1.Desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral:
1.1. Reconhecer a importância da coesão e da coerência para o discurso oral e escrito.
1.2. Conhecer os diferentes processos de enriquecimento lexical da língua.
2.Produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados :
2.1. elaborar diferentes textos utilitários;
2.2. Expor, informar e argumentar;
3.Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação:
3.1. distinguir competência linguística de competência comunicativa
4.Adquirir métodos e técnicas de pesquisa :
4.1. Elaborar resumos, sinopses e sínteses

Programa
1.A Língua e a Comunicação:
1.1 As estruturas comunicacionais;
1.2 Linguagem, Língua, Fala e Discurso;
1.3 Código oral, código escrito
1.4 Variação Linguística;
1.5 A gramática na comunicação;
1.6 Fontes de enriquecimento lexical
1.7 A Semântica/ relações de significação
2.Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:
2.1 Leitura e análise de textos diversos;
2.1.1 Texto utilitário;
2.1.2 Texto argumentativo;
2.1.3 Texto explicativo-descritivo;
2.1.4 Texto expositivo-informativo
2.1.4 Coesão e coerência textual;
3.Metodologia de Projeto:
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística para a elaboração de um trabalho científico;
3.2 Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação;
3.3 Produção de fichas de leitura;
3.4 Resumo, síntese e relatório;
3.5 Elaboração de referências bibliográficas;
4.Práticas de compreensão e expressão oral:
4.1 Entrevista;
4.2 Debate;
4.3 Exposição oral;

Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (60% com nota mínima de 8 valores)* + Trabalho pesquisa c/ apresentação oral (30%) + Trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (10%);

- Avaliação Periódica: Prova de frequência para alunos com estatuto previsto por lei (70%) + Trabalho escrito com apresentação (30%)

-Avaliação Final (exame e recurso): exame escrito para alunos que obtiveram menos de 8 valores na frequência, que não frequentaram as aulas ou que se inscrevem em avaliação final (100%)



*O aluno deverá obter nota mínima 8 valores para se manter neste regime.

Bibliografia
- Cunha, C. e CINTRA, L. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- Estrela, E. e Leitão, M. e Soares, M. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- Houaiss , A. e Villar, M. (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates
- Leite, S. e Tavares, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta editora

Método de Ensino
1.Aulas expositivas, de descoberta e aprofundamentos de conceitos e teoria;
2.Aulas de análise de textos;
3.Fichas de trabalho/exercícios práticos;
4.Apresentações orais;
5.Prova de avaliação escrita.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº236 de 26/02/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado