Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617540.
Docente(s)
- Hélder da Corte Pestana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
A.Entender o funcionamento da Internet e da World Wide Web.
B.Conhecer e saber utilizar as linguagens de marcação e codificação, na edição e aparência de páginas para a Internet.
C.Conhecer e utilizar a linguagem de programação de interações nas páginas e o utilizador.
D.Utilizar corretamente ferramentas de desenvolvimento e desenho de interfaces web.
E.Saber como concretizar o projeto disponibilizando-o para ambiente de produção.
Programa
1. A Internet
1.1. A história da Internet
1.2. Principais Protocolos
2. HTML
2.1. A História das linguagens de anotação e do HTML
2.2. Arquitetura
2.3. Semântica
2.4. Sintaxe
2.4.1. Etiqueta/tag
2.4.2. Atributos
2.5. Estrutura geral de um documento
2.6. Elementos
2.6.1. Blocos
2.6.2. Formatação
2.6.3. Imagens
2.6.4. Tabelas
2.6.5. Listas
2.6.6. Formulários
2.6.7. Hiperligações
3. CSS Folhas de Estilos em Cascata
3.1. A História e Conceitos
3.2. Posicionamento e integração de código CSS com HTML
3.2.1. Interno, Externo e Inline
3.3. Sintaxe
3.3.1. Seletor, Propriedade e Valor
3.4. Tipos de seletores
3.4.1. Classes
3.4.2. ID
3.4.3. Pseudo
3.4.4. Ascendentes e descentes
3.4.5. Atributos
3.4.6. Universais
3.5.7. Box Model
3.6. framework de css (Bootstrap)
3.6.1. História e conceitos
3.6.2. Funcionamento e utilização da FrameWork
3.6.3 Templates em Boostrap
4. JavaScrit
4.1. A História da linguagem e conceitos
4.2 Variáveis
4.3 Operadores de aritméticos, de atribuição, de concatenação, de comparação, de lógica.
4.4 Ciclos e controlo de fluxo
4.5 Popups de Alert, de Confirm, de Prompt, de Open, de Eventos
4.6 Validação em formulários
4.7 API e Framework em JavaScript
5.Desenho de Interfaces Web
5.1 Softwares de Desenvolvimento Web
5.2 Framework pré-desenvolvidas
5.3 Edição de Frameworks
6.Publicação de Websites
6.1 Servidores e Serviços associados sites.
6.2 Implementação, validação e Testes
6.3 Publicar o site na WWW.
Metodologia de avaliação
Avaliação época normal:
25% Mini-Trabalhos (4)
25% Teste (nota mínima 7 valores)
50% Trabalho Prático Final Individual (nota mínima 7 valores)
O aluno reprovará por faltas, se não frequentar 2/3 das aulas, de acordo com o disposto no ponto 5 do Artigo 8º, do regulamento Académico do IPT
Avaliação por Exame:
50% Teste (nota mínima 7 valores)
50% Trabalho Prático Final Individual (nota mínima 7 valores)
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Coelho, P. (2012). JavaScript - Animação e programação em páginas web. (Vol. 1). Lisboa: FCA
- Coelho, P. (2012). HTML & XHTML - Curso Completo. (Vol. 1). Lisboa: FCA
- Gonçalves, D. e Fonseca, M. e Campos, P. (2017). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA
- Oliveira, H. (2012). Dreamwaver CS5 e Cs5.5. Lisboa: FCA
- Coelho, P. (2015). Desenvolvimento Móvel com HTML5. Lisboa: FCA
Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual.
2. Desenvolvimento de exercícios de aplicação dos conteúdos explorados.
3. Metodologia ativa de ensino PBL (Project Based Learning).
Software utilizado nas aulas
VS Code (preferencial), Brackets ou outro editor web.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)