IPT Logotipo do IPT

Animação e Modelação 3D e Jogos

Escrita Criativa

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 65431.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
A- 1. Aprofundar as competências de boa realização do texto; Aprofundar a expressividade da leitura
2. Elaborar formas de escrituralidade de acordo com as funções e formas estruturais das histórias;
B - Apreender as estratégias e técnicas de escrita criativa
C- Adquirir competência de escrita ficcional
1. Desenvolver competências na representação imaginativa do mundo real
2. Adquirir competências na construção de histórias ficcionais

Programa
I - O prazer da escrita/o prazer da leitura
1.A literatura: a arte como mimesis
1.1. A tradição aristotélica: a tragédia grega
1.2. A lei das três unidades
2. Técnicas de Escrita
2.1. A criatividade na escrita e a imaginação
2.2. Estratégias para estimular a criatividade
Desafios de escrita criativa
3. O texto escrito: diferenças de estilo e interpretação
3.1. O texto informativo/expositivo
3.2. O texto argumentativo
3.3. O texto narrativo
3.4. O texto descritivo
Desafios de escrita criativa
4. Texto, intertexto e plurissignificação do texto
4.1. A influência e a intertextualidade
4.2. A Construção, transgressão e adaptação
4.3. As Metáforas e as analogias
Desafios de escrita criativa

II - O contar e o recontar
1. O conto - morfologia do conto

2. Como escrever uma história
2.1. O Início e as funções
2.2. A focalização/o narrador
2.3. A Construção das personagens
2.4. Representação do espaço e do tempo

3. A construção da ficção
3.1 O enredo
3.2. Encadear as sequências narrativas
3.3. O clímax e a finalização
Desafios de escrita criativa

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência/Contínua:
Pressupõe a participação em 2/3 das aulas:
-Participação ativa nas aulas; realização das tarefas propostas em contexto de aula – 10%
-Portefólio de textos escritos + conto final – 50%
- Prova escrita – 40 % (nota mínima de 8 valores)

Avaliação periódica (estudantes com estatuto Trabalhador-estudante)
- Prova escrita (70%)
- Apresentação e discussão oral de um trabalho (30%)

Exame/recurso:
- Prova escrita (70%)
- Apresentação e discussão oral de um trabalho (30%)

Considera-se que o estudante obtém aprovação à unidade curricular com classificação final igual
ou superior a 9,5 valores.



Bibliografia
- Bach, P. (2001). O Prazer da Escrita. Porto: Asa
- Calvino, I. (2010). Sobre o Conto de Fadas. Lisboa: Teorema
- Eco, U. (1997). Seis Passeios no Bosque da Ficção. Lisboa: Difel
- Norton, C. (2001). Mecanismos da Escrita Criativa. Lisboa: Teorema

Método de Ensino
a)Aulas expositivas e de discussão temática
b)aulas da aplicação prática

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado