Análises Laboratoriais

Tratamento de Dados Laboratoriais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 7835/2019 de 05/09/2019

7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 60804.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico na área da:
1.1. matemáticos e
1.2. estatística.

Programa
I CÁLCULO NUMÉRICO COM UNIDADES

1.1. Propriedades dos números reais. Múltiplos e submúltiplos da unidade, respetivos símbolos e prefixos. Notação científica.
1.2.Frações e potências. Soma e subtração de múltiplos de potências de base comum.
1.4. Multiplicação de frações com unidades. Uso do fator de conversão para mudança de unidades.
1.5. Equações do primeiro grau. Manipulação separada dos membros esquerdo e direito de equações lineares.

II COMPLEMENTOS SOBRE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL COM UNIDADES

2.1. Generalidades sobre funções.
2.2. Equação reduzida da reta; representação gráfica.
2.3. Função quadrática: representação gráfica.
2.4. Funções algébricas racionais: representação gráfica.
2.5. Derivada gráfica de uma função num ponto. Interpretação geométrica.
2.6. Integral gráfico de uma função num intervalo. Interpretação geométrica.



III. ESTATÍSTICA DESCRITIVA

3.1 Introdução ao Excel
3.2 Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala. Dados quantitativos. Medidas de localização, dispersão e forma
3.3 Tabela de distribuição de frequências. Representações gráficas. Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
3.4 Regressão linear e categorial

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: um teste escrito no final do semestre, sem consulta e sem uso de máquina de calcular, incluindo toda a matéria lecionada durante o semestre.


O aluno é dispensado de exame se obtiver nota final positiva, isto é, superior ou igual a 10 valores (em 20 valores).



Avaliação por exame (normal ou recurso ou trabalhador ou especial): um teste escrito no final do semestre, sem consulta e sem uso de máquina de calcular, incluindo toda a matéria lecionada durante o semestre.


Aprovação: nota igual ou superior a 10 valores em 20 valores.

Bibliografia
- Conceito de medida e incerteza, F. (0). Conceito de medida e incerteza. Acedido em 7 de setembro de 2023 em https://youtu.be/4HBIopmMHlQ?si=I0MA2xfakUG5qUug
- Fernandes, R. (0). Rosa Brígida, conteúdos matemática e física. Acedido em 16 de novembro de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794
- Khan Academy, K. (0). Algebra do trabalho com unidades. Acedido em 7 de setembro de 2023 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra/x2f8bb11595b61c86:working-units/x2f8bb11595b61c86:word-problems-multiple-units/e/units
- Khan Academy, K. (0). Descrição de dados quantitativos. Acedido em 7 de setembro de 2023 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/displaying-describing-data
- Khan, A. (0). Fundamentos de Álgebra. Acedido em 14 de setembro de 2022 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra-basics
- Khan, A. (0). Funções. Acedido em 14 de setembro de 2022 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/7ano/xf46753cc3e03cd2f:funcoes7
- Marôco, J. (2007). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: Edições Sílabo
- Physics Lab Videos, A. (0). Medida e o erro experimental. Acedido em 7 de setembro de 2023 em https://youtu.be/049VqogEPWA?si=QDjLllTGMtjlaigg

Método de Ensino
Aulas teórico e teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Excel

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de novembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
ISO 9001
NP4552
SGC
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado