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Análises Laboratoriais

Sistemas de Gestão integrada

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 7835/2019 de 05/09/2019

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 608015.

Docente(s)
- Ana Paula Gerardo Machado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes devem ter competências para: compreender os princípios de gestão da qualidade numa perspetiva integrada; identificar contexto organizacional e partes interessadas relevantes; aplicar a abordagem PDCA aos processos; identificar as normas aplicáveis aos sistemas de gestão normalizados, respetivos requisitos e modo de implementação; compreender o papel da auditoria interna nos sistemas e princípios associados à sua realização; identificar e aplicar as principais ferramentas da qualidade; identificar e aplicar metodologias de monitorização e medição da satisfação dos clientes e das partes interessadas relevantes.

Programa
1. Introdução
1.1. Conceitos e significados
1.2. Evolução histórica
1.3. Panorama mundial da qualidade
1.4. Sistema Português da Qualidade
1.5. Principais autores
1.7. Reflexão sobre a visão da qualidade e dos sistemas de gestão integrados, na perspetiva dos processos químicos e organizacionais
2. Gestão da Qualidade
2.1. Princípios da gestão da qualidade
2.2. Aplicação prática dos princípios da gestão da qualidade, na perspetiva dos processos químicos e organizacionais
2.3. Desenvolvimento dos princípios da gestão da qualidade na perspetiva das partes interessadas relevantes e dos sistemas integrados
3. Sistemas de gestão de Base Normalizada
3.1 Contexto da normalização
3.2 Norma ISO 9001
3.3 Norma ISO 14001
3.4 Norma ISO 45001
3.5 Normas complementares dos sistemas de gestão integrada na perspetiva da sustentabilidade
4. Auditorias
4.1 Contexto das auditorias e a norma ISO 19011
4.2 Auditorias internas
4.3 Auditorias externas
5. Ferramentas da Qualidade
5.1 Principais ferramentas da qualidade
5.2 Aplicação de ferramentas da qualidade a processos químicos e organizacionais
6. Satisfação do Cliente
6.1 Monitorização e medição da satisfação do cliente
6.2 Elogios e reclamações








Metodologia de avaliação
A avaliação dos alunos, em todas as épocas, é feita seguindo o modelo de avaliação contínua com recurso a um trabalho (TP) com a aplicação dos conceitos a casos reais (Laboratórios do LAB.IPT) e uma prova escrita (TE).Classif Final (CF)= 0,5 TE + 0,5 TP. Condição de aprovação: mínimo de 40% da cotação, em cada componente e aprovação com CF igual ou superior a 10 valores em 20.

Bibliografia
- António, N. e Teixeira, A. e Rosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa: Edições Sílabo
- Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade. Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços. Lisboa: Edições Sílabo
- Santos, G. (2013). Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto: Publindústria
- Soares, I. e Pinto, A. (2018). Sistemas de Gestão da QUALIDADE Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Na componente teórica recorre-se ao método expositivo. Na componente teórico-práticas procede-se ao estudo de casos e à resolução de situações práticas.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Office

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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