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Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Cultura e Comunicação Organizacional

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964022.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de identificar a cultura organizacional e as formas necessárias para a criação / modificação de uma cultura organizacional. Devem também estar cientes da importância da comunicação na organização.
ODS: 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Programa
Cap I - Introdução
1.1 - O Conceito Teórico de Organização.
1.2 - As Origens da Administração.
1.3 - A importância de estudar Comportamento Organizacional.
1.4 - Modos de considerar Organizações
1.5 - Processos Organizacionais, Estrutura e Conceção.
1.6 - Eficácia nas Organizações.
Cap II - A comunicação e a organização
2.1 – Fontes e critérios de qualidade comunicacional
2.2 - Identificar a importância do estudo da comunicação
2.3 - Inevitabilidade e universalidade da comunicação
2.4 - A comunicação como um processo contínuo
2.5 - A comunicação como partilha de significações entre indivíduos
2.6 - O papel da comunicação no sistema social
2.7 - Elementos da comunicação
2.8 - Fatores intrínsecos e extrínsecos no processo de comunicação
2.9 – Caraterísticas e barreiras do processo comunicacional
2.10 – Relevância e diversos tipos de comunicação
2.11 – Modelos do tubo, do circuito e da dança
2.12 - Funções da comunicação organizacional
2.13 – Positividade organizacional
2.14 - Aspetos para a melhoria do processo de comunicação organizacional
2.15 – Ética e comunicação nas organizações
Cap III - Cultura Organizacional
3.1 - Cultura Organizacional.
3.2 - Socialização e Cultura.
3.3 - Características da Socialização Eficaz.
3.4 - Cultura Organizacional e Sistemas de Valores Societais.
3.5 - A Socialização como Estratégia de Integração.
3.6 - Diferenças Individuais e Comportamento no Trabalho

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Teste escrito (60%) e Trabalho (40%) com a obtenção de no mínimo 50% da cotação máxima em cada componente. Dispensa de exame o Aluno com pelo menos 10 valores em cada uma das componentes.
Exames: Teste escrito (100%)

Bibliografia
- Cunha, M. (1994). Organizações e Recursos: Perspectivas de Ecologia Organizacional. Ponta Delgada: Eurosigno
- Ivancevich, J. e Matteson, M. (2002). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Marques, C. e Cunha, M. (1996). Comportamento Organizacional e Gestão de Empresas. Oeiras: D. Quixote
- Rego, A. (2013). Comunicação Pessoal e Organizacional. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os tópicos dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas onde os mesmos temas são discutidos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº237 de 12/03/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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