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5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964019.
Docente(s)
            - Ricardo Jorge Viegas Covas (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Dotar os alunos de um conjunto de técnicas Não Paramétricas de análise de dados. No final da unidade curricular, os alunos devem identificar corretamente a metodologia a aplicar em função do tipo de dados disponíveis e do objetivo de estudo, aplicá-la corretamente (quer de forma analítica, quer recorrendo a software) e interpretar os resultados obtidos. Com o aumento do conhecimento sobre técnicas e análise de dados, pretende-se também atingir o objectivo ODS 8: Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.
Programa
          1.	Introdução
1.1.	Introdução ao software estatístico SPSS.
1.2.	Testes de hipóteses.
1.2.1.	Hipótese nula e hipótese alternativa. 
1.2.2.	Erro tipo I e erro tipo II.
1.2.3.	Estatística de teste e região de rejeição.
1.2.4.	Valor-p.
1.3.	Testes de hipóteses paramétricos versus testes de hipóteses não paramétricos.
2.	Testes envolvendo uma amostra
2.1.	O teste binomial.
2.2.	O teste Runs de aleatoriedade.
2.3.	Testes de ajustamento.
2.3.1.	O teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov
2.3.2.	O teste de Normalidade de Lilliefors
2.3.3.	O teste de ajustamento do qui-quadrado
2.3.4.	Referência a outros testes de ajustamento.
3.	Testes não paramétricos para duas populações
3.1.	Testes envolvendo duas amostras independentes.
3.1.1.	O teste de homogeneidade/independência do qui-quadrado.
3.1.2.	O teste exacto de Fisher para tabelas 2X2.
3.1.3.	O teste de Wilcoxon-Mann-Whitney.
3.1.4.	O teste de Kolmogorov-Smirnov para duas populações.
3.2.	Testes envolvendo duas amostras emparelhadas.
3.2.1.	O teste de McNemar.
3.2.2.	O teste dos sinais.
3.2.3.	O teste de Wilcoxon.
4.	Testes não paramétricos para mais de duas populações
4.1.	Testes envolvendo k amostras independentes.
4.1.1.	O teste do qui-quadrado para k amostras.
4.1.2.	O teste de Kruskall-Wallis.
4.2.	Testes envolvendo k amostras emparelhadas.
4.2.1.	O teste de Friedman
4.2.2.	O teste Q de Cochran
5.	Medidas de associação não paramétrica
5.1.	O coeficiente de correlação ordinal de Spearman.
5.2.	O coeficiente de C de Cramer.
5.3.	O coeficiente ró para tabelas 2x2.
5.4.	O coeficiente de correlação de Kendall.
5.5.	O coeficiente de concordância de Kendall.
5.6.	A estatística K para dados nominais
5.7.	Outas medidas de associação.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: teste escrito (100%). Os alunos dispensam de exame se a classificação, for igual ou superior a 10 valores.
Avaliação por exame: uma prova escrita. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação desta prova, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 valores.
Bibliografia
          - Pereira, A. (2006). SPSS - Guia prático de utilização, Análise de dados para as Ciências Sociais e Psicologia. Lisboa:  Edições Sílaba
- Siegel, S. (2006). Estatísticas Não Paramétrica Para Ciências Do Comportamento. São Paulo:  Bookman
Método de Ensino
          As aulas teóricas são predominantemente expositivas, fazendo prevalecer uma forte interação entre a teoria e a aplicação prática. As aulas práticas são destinadas à resolução de casos práticos, quer de forma analítica quer recorrendo ao software SPSS
Software utilizado nas aulas
          IBM-SPSS
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº237 de 12/03/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















