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5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964005.
Docente(s)
            - Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de: a) compreender os conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b) desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica; c) aplicar técnicas de cálculo usadas pela ciência económica actual
Programa
          1. INTRODUÇÃO
1.1.	O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2.	O problema da escassez e os bens económicos
1.3.	A interdisciplinaridade da economia
1.4.	Notas sobre técnicas de análise económica
2.	PROCURA, OFERTA E EQUILÍBRIO
2.1.	Análise gráfica da procura e da oferta
2.2.	Teoria elementar da procura
2.3.	Teoria elementar da oferta
2.4.	Teoria elementar dos preços 
3.	A ELASTICIDADE
3.1.	O conceito, a representação gráfica e a análise numérica
3.2.	A elasticidade da procura
3.3.	A elasticidade da oferta
3.4.	A elasticidade cruzada
3.5.	A elasticidade e as vendas
4.	A TEORIA DA EMPRESA
4.1.	A empresa e a maximização do lucro
4.2.	A Função de produção
4.3.	As funções de custos
5.	AS ESTRUTURAS DE MERCADO
5.1.	A concorrência perfeita
5.2.	A concorrência imperfeita 
6.	A VISÃO PANORÂMICA DA ECONOMIA
6.1.	As principais questões macroeconómicas
6.2.	Políticas macroeconómicas
6.3.	A questão da agregação
7.	MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
7.1.	O Produto Interno Bruto
7.2.	Taxa de Desemprego
7.3.	Nível de preços e Inflação
8.	CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
8.1.	Taxas de crescimento e níveis de vida
8.2.	Produtividade do trabalho: conceitos e determinantes
8.3.	Crescimento económico: custos e limites
Metodologia de avaliação
          A avaliação não deverá ser considerada como o objectivo principal da aprendizagem realizada. Deverá ser tomada, apenas (ainda que inevitável), como uma das suas consequências.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação. 
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final. 
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente. 
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado científica e pedagogicamente razoável. 
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
	A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): (50-100% da cotação global);
	A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): (0%-50%) da cotação global).
Observações
	A lógica de funcionamento da disciplina está pensada e será desenvolvida para alunos em sistema presencial.
	Em nenhum momento de avaliação durante o período de avaliação contínua o aluno poderá ter uma classificação inferior a sete valores. 
	Todas as propostas de trabalhos têm de estar aprovadas até ao dia 30 de Novembro de 2024
Bibliografia
          - Frank, R.  e Bernanke, B. (2033). Princípios de Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Krugman, P.  e Wells, G. (2014). Essentials of Economics. New York:  Worth Publishers
Método de Ensino
          Aulas teóricas; Aulas práticas; Trabalhos individuais e de grupo e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















