2 ECTS; 1º Ano, Anual, 12,0 TP , Cód. 20383.
Docente(s)
            - Vasco Ribeiro dos Santos (1)
- Vítor Hugo dos Santos Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Entender o ciclo de vida e os modelos de negócio de startups digitais.
Aplicar métricas e KPIs na monitorização do desempenho de negócios online.
Utilizar metodologias Lean para validar ideias e medir tração.
Programa
           Ciclo de vida das tech start-ups e start-ups digitais (ideação, MVP, tração,
escalabilidade)
 Modelos de negócio SaaS, e-commerce, marketplace, apps
 Métricas e KPIs para negócios digitais (CAC, LTV, churn, MRR)
 Lean Startup e validação de ideias com clientes reais
 Estruturação e crescimento de negócios online
 Métricas de produto e comportamento do utilizador
Metodologia de avaliação
           Trabalhos Individuais e em Grupo (100%)
Bibliografia
          - Christensen, C.  e Andreessen, M.  e Hoffman, R. (2019). Empreendorismo e Startups. Portugal:  Actual editora
- Ries, E. (2011). The Lean Startup. London:  PENGUIN BOOKS
Método de Ensino
          Aulas teóricas demonstrativas e expositivas e aulas práticas com a resolução de casos práticos baseados em PBL.
Software utilizado nas aulas
          
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















