3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 TP , Cód. 20091.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Unidade de ensino sobre organização e registo/planificação visual de soluções projetuais, no âmbito do design para filmes e para animações, interativas e sequenciais.
Programa
          UNIDADE 1 | FILMOLOGIA
1.1	A narrativa; a estrutura sequencial tradicional (EST)
1.2	Elementos da EST
1.2.1	 Tema ou assunto
1.2.2 Story Point
1.2.3 Atores e protagonista
1.2.4	 Contexto temporal e espacial
1.2.5	 Tipos de registos discursivos
1.3	Estruturas sequenciais e não sequenciais. Exemplos
1.4	Conteúdos e teorias da aprendizagem
1.4.1	 O construtivismo
1.5	Morfologia e sintaxe
1.5.1	 Take e enquadramento
1.5.2	 Campo e fora de campo
1.5.3	 Regra dos terços 
1.5.4	 Triangulações
1.5.5	 Ponto, linha, plano, luz/iluminação, dimensão e escala, tensão. Outros
1.5.6	 Pares de contraste
1.5.7	 Frame, cena, sequência
1.5.8	 Plano e escala de planos
1.5.9 Ponto de vista, angulação e movimentos de câmara
1.6	Relações expressão conteúdo
1.6.1	 Exemplos
1.6.2	 Pontuação 
1.6.3	 Exemplos
1.7	Outros aspectos ou elementos de filmologia
UNIDADE 2 | STOYBOARDING
2.1	Funções
2.2	Paradigma estratégico e paradigma táctico; conceito de sistema. 
2.2	Campos de aplicação: exemplos
2.3	Os primórdios
2.4	Transformação do registo escrito ou oral em registo visual
2.4.1	 Estrutura do storyboad
2.4.2	 Exemplos
2.4.5	 Templates
2.5	Storyboad e storyshoot
2.6 	Skills
2.7	Formas de expressão e de representação
2.7.1	 Princípios fundamentais de composição
2.7.2 Negative space e overlaping shape
2.7.3	 Expressive character versus wooden character
2.7.4	 Lines of action de elementos únicos e de grupos de elementos
2.7.5	 Carácter e ações
2.8	Ferramentas de apoio e complementares, instrumentos de registo 
2.9	Recomendações  
2.10	Chek-list  e indicadores
UNIDADE 3 | PROJECTAÇÃO
3.1	Briefing do projeto
3.2	Apresentação do problema. Informadores qualificados
3.2	Levantamento e organização do material
3.3	Organização do conteúdo 
3.4	Opções narrativas em função do conteúdo e das entradas
3.5	Constituição de equipas
3.6	Storyboarding
3.7 	Apresentação e discussão final
Metodologia de avaliação
          A avaliação sumativa decorrerá na última sessão ou aula, pressupondo a mostra dos trabalhos ou tarefas solicitadas, incluindo todos os elementos necessários à sua compreensão e à percepção das contrariedades e etapas envolvidas no processo.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          Não Aplicável
Software utilizado nas aulas
          

















