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Comunicação de Emergência

Sensibilização e Formação Pública

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3 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 20351.

Docente(s)
- Sónia Libânia Ramos Figueiredo Rufino (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
No final do módulo os alunos terão de saber aplicar os conhecimentos adquiridos em situações de monotorização dos riscos no âmbito da sensibilização e informação à população, através do planeamento da Comunicação. Terão também de conseguir identificar e gerir os seus próprios estados emocionais e dos outros durante uma situação de emergência, de forma a evitar situações que comprometam o sucesso da resolução das operações.

Programa
1 – A Proteção Civil e os Agentes
• O que é a Proteção Civil – como esclarecer a população?
• Prevenir para quê e por quê?
• Quem são os sete principais agentes de Proteção Civil?
• Quem tem o “dever de colaborar” em matéria de proteção civil?
2 – Riscos e responsabilidade coletiva
• Os riscos;
• Responsabilidade coletiva;
• O que é um acidente grave e uma catástrofe?;
• O que são situações de alerta, contingência, calamidade, estados; de sítio e de emergência?;
• Quem decide, determina e declara?;
• Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
• A política de proteção civil;
• O envolvimento do cidadão na sua própria segurança.
3 – Informação Vs. Comunicação
• De que falamos quando falamos de sensibilização e informação?
• Prevenção e comunicação do Risco;
• Mensagens e abordagem interpessoal;
• Meios de informação e comunicação
4 – Informação ao público sobre Proteção Civil
• Informação permanente e Avisos à população
• Os 4 princípios das mensagens eficazes
• Princípio 1: A coerência nas mensagens e gestão padronizada;
• Princípio 2: A legitimidade e a credibilidade;
• Princípio 3: A abrangência de mensagem;
• Princípio 4: Sustentabilidade da informação;
• Boatos e Rumores.
5 – O Risco
• O Risco;
• O Risco e a Comunicação;
• O Risco e a sua Perceção;
• O Risco e a sua gestão.
6 – Os Planos de Emergência
• Planos de Emergência;
• Planear a Informação e a Comunicação;
• Planos de Comunicação – realização e exercícios;
• Por que é que a mensagem é tão importante?
• Como o público pode interpretar uma mensagem;
• Construir mensagens eficazes: mapas de mensagens;
• Outras recomendações práticas: conteúdo, linguagem, formato.
7 – Dinamização dos Planos de Emergência
• A dinamização do Plano de Emergência e a Sensibilização Pública;
• O papel da Junta de Freguesia junto da população;
• A Educação para o Risco;
• Dinamização do Plano de Emergência Familiar;
• Voluntariado em proteção civil e informação pública.
8 – Medidas de Autoproteção
• Riscos - Medidas de autoproteção - Divulgação;
• Como comunicar as vulnerabilidades, os perigos e os riscos;
• O Alerta e o Aviso.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: teste teórico – peso de 100% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão.
Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20, uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.

Avaliação por Exame: Prova de avaliação teórica - 100%.

Bibliografia
- Chabrol, C. e Radu, M. (2010). Psicologia da Comunicação e Persuasão. Lisboa: Instituto Piaget
- Damásio, A. (2008). O Sentimento de Si – O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. Mem Martins: Europa América
- Freixo, M. (2010). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget
- Rebelo, F. (2010). Geografia Física e Riscos Naturais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Método de Ensino
Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica e método socrático.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica

 

 

 


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