3 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 20351.
Docente(s)
            - Sónia Libânia Ramos Figueiredo Rufino (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica
Objetivos
          No final do módulo os alunos terão de saber aplicar os conhecimentos adquiridos em situações de monotorização dos riscos no âmbito da sensibilização e informação à população, através do planeamento da Comunicação. Terão também de conseguir identificar e gerir os seus próprios estados emocionais e dos outros durante uma situação de emergência, de forma a evitar situações que comprometam o sucesso da resolução das operações. 
Programa
          1  A Proteção Civil e os Agentes
	O que é a Proteção Civil  como esclarecer a população?
	Prevenir para quê e por quê?
	Quem são os sete principais agentes de Proteção Civil?
	Quem tem o dever de colaborar em matéria de proteção civil?
2  Riscos e responsabilidade coletiva
	Os riscos;
	Responsabilidade coletiva;
	O que é um acidente grave e uma catástrofe?;
	O que são situações de alerta, contingência, calamidade, estados; de sítio e de emergência?;
	Quem decide, determina e declara?;
	Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
	A política de proteção civil;
	O envolvimento do cidadão na sua própria segurança.
3  Informação Vs. Comunicação
	De que falamos quando falamos de sensibilização e informação?
	Prevenção e comunicação do Risco;
	Mensagens e abordagem interpessoal;
	Meios de informação e comunicação
4  Informação ao público sobre Proteção Civil
	Informação permanente e Avisos à população
	Os 4 princípios das mensagens eficazes
	Princípio 1: A coerência nas mensagens e gestão padronizada;
	Princípio 2: A legitimidade e a credibilidade;
	Princípio 3: A abrangência de mensagem;
	Princípio 4: Sustentabilidade da informação;
	Boatos e Rumores.
5  O Risco
	O Risco;
	O Risco e a Comunicação;
	O Risco e a sua Perceção;
	O Risco e a sua gestão.
6  Os Planos de Emergência 
	Planos de Emergência;
	Planear a Informação e a Comunicação; 
	Planos de Comunicação  realização e exercícios;
	Por que é que a mensagem é tão importante?
	Como o público pode interpretar uma mensagem;
	Construir mensagens eficazes: mapas de mensagens;
	Outras recomendações práticas: conteúdo, linguagem, formato.
7  Dinamização dos Planos de Emergência
	A dinamização do Plano de Emergência e a Sensibilização Pública;
	O papel da Junta de Freguesia junto da população;
	A Educação para o Risco;
	Dinamização do Plano de Emergência Familiar;
	Voluntariado em proteção civil e informação pública.
8  Medidas de Autoproteção
	Riscos - Medidas de autoproteção - Divulgação;
	Como comunicar as vulnerabilidades, os perigos e os riscos;
	O Alerta e o Aviso.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência: teste teórico  peso de 100% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão.
Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20, uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.
Avaliação por Exame: Prova de avaliação teórica - 100%.
Bibliografia
          - Chabrol, C.  e Radu, M. (2010). Psicologia da Comunicação e Persuasão. Lisboa:  Instituto Piaget
- Damásio, A. (2008). O Sentimento de Si  O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. Mem Martins:  Europa América
- Freixo, M. (2010). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa:  Instituto Piaget
- Rebelo, F. (2010). Geografia Física e Riscos Naturais. Coimbra:  Imprensa da Universidade de Coimbra
Método de Ensino
          Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica e método socrático.
Software utilizado nas aulas
          Não se aplica

















