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Operacionalização das aprendizagens essenciais em Química

Operacionalização das aprendizagens essenciais em Química

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2 ECTS; 1º Ano, Anual, 6,0 T + 6,0 PL + 3,0 TP , Cód. 40441.

Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Consolidar e aprofundar os conhecimentos teóricos dos formandos, bem como da sua aplicação na explicação de diferentes fenómenos. Desenvolver competências laboratoriais, tais como a experimentação, observação e apresentação de resultados. Incentivar o trabalho em grupo.

Programa
Componente teórica:
• Elementos químicos e Tabela Periódica;
• Espectros atómicos e testes de chama;
• Nomenclatura de compostos inorgânicos;
• Ligação química, propriedades e reatividade;
• Aspetos quantitativos das reações químicas;
• Reações ácido-base; equilíbrio químico e extensão das reações químicas;
• Soluções e equilíbrio de solubilidade;
• Sensores.

Componente prática:
• 1º Trabalho experimental: “Preparação e padronização de soluções”, no qual irão ser aplicados conceitos da preparação de soluções a partir de solutos sólidos, da diluição de soluções e das titulações ácido-base (seguimento da reação com uso de sensores potenciométricos e condutimétricos).
• 2º Trabalho experimental: “Metais, cor de chamas e solubilidade de sais”, no qual irão ser aplicados conceitos de espectros atómicos e testes de chama, e de soluções e equilíbrio de solubilidade. Observação de espectros com rede de difração (teste de chama e lâmpada de gases).

1ª aula: 14/01, das 19h às 21h (Marco Cartaxo)
2ª aula: 16/01, das 19h às 21h (Marco Cartaxo)
3ª aula: 29/01 das 14h30 às 18h30 (Valentim Nunes)
4ª aula: 01/02, das 9h30-12h30; 14h30-17h (Marco Cartaxo e Valentim Nunes)

Submissão dos trabalhos para avaliação até 08/02.
Entrega dos relatórios de autoavaliação e preenchimento dos questionários até 15/02.


Metodologia de avaliação
•Realização laboratorial e entrega dos relatórios dos trabalhos experimentais (em grupo) - 50%.
•Entrega de trabalho escrito acerca de um tema a definir pelos formadores (individual) – 50%.

Bibliografia
- Chang, R. (2013). Química. Lisboa: McGraw-Hill
- Treichel, P. e Kotz, J. (2018). Chemistry & Chemical Reactivity. London: Thomson Books

Método de Ensino
Aulas síncronas, onde serão abordados os assuntos teóricos (6h).
Aulas laboratoriais presenciais, onde serão realizados os trabalhos experimentais laboratoriais (6h).
Aulas assíncronas, de trabalho autónomo dos alunos (3h).



Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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