4 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 40671.
Docente(s)
- Cristina Maria Mendes Andrade (1)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Objetivos de aprendizagem
C1. Compreender os objetivos e etapas na gestão de projectos;
C2. Compreender as 9 áreas de intervenção e o papel dos factores críticos de sucesso
C3. Perceber a diferença entre metodologias em cascata e metodologias ágeis de gestão de projetos
C4. Saber usar o Guião PMBOK (Project Management Body Of Knowledge num projeto concreto
C5. Perceber o processo de gestão de projectos percorrendo todo o módulo de PS (Project Management) da SAP
Programa
1. Gestão de Projectos e seu planeamento
1.1. Identificação e objectivos do projecto, as cinco fases da gestão de projectos
1.2. Produto final, requisitos e necessidades do Cliente, o papel do gestor
1.3. As 9 áreas de intervenção e os factores críticos de sucesso
1.4. Equipa do projecto, prioridades e restrições
1.4. Definição de actividades, precedências e recursos
2. Análise de projectos com redes
2.1. As redes e os projectos
2.2. Os métodos CPM e PERT para o planeamento de projectos com redes
3. O ciclo de vida de um projecto
4. Metodologias tradicionais e metodologias ágeis
5. Case Study: Perceber o processo de gestão de projecto em detalhe percorrendo o módulo PS (Project Management) do SAP.
5.1. Criar um projecto
5.2. Alterar um projecto
5.3. Criar relacionamentos
5.4. Criar pontos de controlo
5.5. Lançar um projecto
5.6. Reportar usando o elemento de custo
5.7. Análise da estrutura de projecto
5.8. Calendário do projecto
5.9. Confirmação de atividades
5.10. Mostrar relatório de custos
Metodologia de avaliação
A avaliação será composta por duas componentes (100%=50%+50%): componente teórica 50% e uma prática 50%. A aprovação à Unidade Curricular implica uma média superior ou igual a 10 valores (arredondado às unidades). Em qualquer das épocas, em caso de dúvida os alunos poderão ser chamados a efectuar um exame oral de chamada única e obrigatória; a não comparência no mesmo resulta na atribuição de 9 (nove) valores à Unidade Curricular.
Bibliografia
- Lester, A. (2017). Project Planning and Control, Butterworth-Heinemann. Elsevier: ISBN: 9780081020203
- McConnel, S. (2014). Code Complete: A Practical Handbook of Software Construction. (Vol. 1). USA: Microsoft Press
- Portny, S. (2017). Project management for dummies. John Wiley & Sons: ISBN: 978-1-119-34892-4 (ebk)
- Shore, J. e Warden, S. (2014). The art of Agile Development. (Vol. 1). USA: O'Reilly Media
Método de Ensino
Os conteúdos teóricos da U.C. são leccionados através de aulas expositivas, apoiadas em casos práticos e com recurso a software. Os discentes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades, análise e discussão.
Software utilizado nas aulas
SAP
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável