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Gestão de Recursos Humanos

Diagnóstico e Intervenção Organizacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92993.

Docente(s)
- Sílvio Manuel da Rocha Brito (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da U.C. os alunos deverão:
- Compreender a importância do Desenvolvimento Organizacional
- Compreender o processo de Desenvolvimento Organizacional e os seus agentes;
- Conhecer as diferentes técnicas e ferramentas de mudança organizacional.
- Conhecer os diferentes níveis de intervenção.
- Os ODS desta unidade são: 4- Educação de Qualidade; 8- Trabalho Digno e Crescimento Económico; 9 - indústria, Inovação e Infraestruturas.

Programa
1. Diagnóstico das vendas, produção, aprovisionamento, situação financeira, liderança, pessoas.
2. Cultura organizacional: aspetos, formas, recursos.
3. Estabelecimento de compromissos: redes, fóruns, oportunidades.
4. Patrocínios: seleção, modelos, incentivos, responsabilidades.
5. Organização de equipas: áreas, recrutamento, seleção.
6. Sistemas de comunicação: táticas, eficácia, decisão.
7. Urgência: incidêntes críticos, gestão do tempo, impactos.
8. Visão: redes, pormenores, inquéritos, descrições.
9. Plano: critérios, níveis, taxonomias.
10. Orçamento: meios, áreas, patrocinadores.
11. Treinador: empenhamento, diálogo, decisão, barreiras.
12.Incentivos: criatividade, motivações.
13.Gestão do Desempenho: metodologias, comportamento, processos.
14. Responsabilidades: capacidades, atitudes, competências.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Trabalho de desenvolvimento com organização 60%; prova de frequência 40%. Não será admitido a avaliação final quem obtiver uma média igual ou superior a 10 valores.
Avaliação final: exame escrito.

Bibliografia
- Anderson, D. (2014). Organization Development. California: Sage
- Anderson, D. (2019). Organization Development. (Vol. 1). (pp. 1-504). Denver University: SAGE
- Brannick, T. e Coghlan, D. (2010). Doing action research in your own organization. London: Sage
- Cameron, E. (2016). Making Sense of Change Management. (Vol. 1). (pp. 1-450). London: Kogan Page
- Hodges, J. (2016). Managing and Leading People Through Organizational Change. (Vol. 1). (pp. 1-377). London: Kogan Page
- Innovative interventions in organizational development..(2023, 0 de ---). Organizational Development Journal, pp. 67-89.

Método de Ensino
Activo, interrogativo. Discussão de casos práticos.

Software utilizado nas aulas
Whatsapp
Office 365
Microsoft Teams

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº228 de 09/10/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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