Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92991.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem perceber o papel do indivíduo enquanto elemento integrante de uma organização, quais os condicionalismos, e as relações entre os indivíduos.
Os alunos devem compreender a importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
Programa
Cap. I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do Comportamento Organizacional.
1.2. Evolução das teorias das organizações.
1.3. Estrutura e desenho organizacionais.
1.4. Acolhimento e integração dos colaboradores.
1.5. Cultura organizacional.
Cap. II - Novos fundamentos do comportamento
2.1. Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças - a gestão
das gerações.
2.2. Processo de mudança organizacional.
2.3. Gestão de ambientes de trabalho saudáveis vs. gestão de ambientes de trabalho tóxicos.
2.4. A comunicação organizacional.
Cap. III - Inteligência emocional e o seu impacto na globalização
3.1. Importância das emoções no comportamento.
3.2. Avaliar o impacto da globalização no capital humano.
Cap. IV - Processo de motivação vs. frustração
4.1. Conceptualização do processo de motivação.
4.2. A motivação e a frustração.
4.3. Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos.
Cap. V - Satisfação no trabalho
5.1. Conceptualização do processo de satisfação.
5.2. Antecedentes da satisfação.
5.3. Consequências da satisfação.
Cap. VI - Stress no trabalho
6.1. Conceptualização do processo de stress no trabalho.
6.2. Causas do stress.
6.3. Consequências do stress: o burnout.
Cap. VII - Equipas de trabalho nas organizações
7.1. Tipos e características dos grupos.
7.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa.
Cap. VIII - Liderança
8.1. Evolução das teorias da liderança.
8.2. A liderança e o empreendedorismo no feminino.
8.3. O poder, o controlo e o conflito.
Cap. IX - Tendências da Gestão do Capital Humano
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: provas escritas (50%) e trabalhos desenvolvidos em aula (50%).
São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota média seja igual ou superior a 10 valores.
Épocas de Exame: prova escrita (100%).
Bibliografia
- Carvalho Ferreira, J. e Neves, J. e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora
- Charan, R. e Barton, D. (2020). HBR 10 Artigos Essenciais - Reinventar os RH. Lisboa: Actual Editora
- Lawley, S. e King, D. (2022). Organizational Behaviour. USA: Oxford University Press
- Neves, P. e Campos e Cunha, R. e Cabral-Cardoso, C. e Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Randall, R. e Arnold, J. (2010). Work Psychology: Understanding human behaviour in the workplace. London: Prentice Hall
- Rodrigues, F. (2023). Como Gerir Pessoas. (Vol. 1). Lisboa: Editorial Presença
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos com recurso ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº228 de 09/10/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)