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Gestão

Marketing Internacional

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 929511.

Docente(s)
- Vasco Ribeiro dos Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
No domínio das aptidões:
.Incentivar o espírito de observação de ambientes internacionais, de inovação e de participação na mudança
.Estimular a aptidão para o trabalho em equipa
.Desenvolver a faculdade de análise de documentos diversos - textos de autor, notícias de imprensa, dados Estatísticos, entre outros- entre os hábitos e métodos de estudo
.Incentivar a eficácia de compreensão e de comunicação oral e escrita
.Estimular a capacidade crítica
No domínio das competências:
.Perceber o funcionamento dos mercados internacionais
.Perceber a importância das organizações internacionais
.Identificar a atividade e o desempenho dos gestores de marketing internacional
.Desenvolver capacidades de gestão internacional de uma forma autónoma, ética e socialmente responsável
.Desenvolver um Plano de Marketing Internacional


Programa
1. Introdução à Internacionalização
2. Modelos de Internacionalização
3. Teorias de Comércio Internacional.pptx
4. Mercado-alvo Internacional
5. Estratégias de Marketing Internacional
6. Marketing-mix Internacional
7. Organização e Controlo de Marketing Internacional
8. Incoterms, Normalização e Certificação do Comércio Internacional
9. Plano de Marketing Internacional

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho teórico-prático de investigação (T1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 50%; Trabalho prático - case study (T2), ponderação de 50%.
A Classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima (9,5) tenha sido obtida em cada um dos elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Prova escrita (100%)
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Alon, I. e Jaffe, E. e Prange, C. e Vianelli, D. (2017). Global Marketing. Contemporary Theory. Practice and Cases.. : Routledge
- Gilly, M. e Graham, J. e Cateora, P. e Money, B. e Cateora, G. (2020). International Marketing. New York: McGraw-Hill Higher Education
- Hollensen, S. (2021). Global Marketing . (Vol. 8th ed.). Harlow: Pearson.
- Kenyton, A. e Lowe, R. e Doodle, I. (2022). Marketing Strategy: Analysis, Development and Implementation. (Vol. 19th ed.). Hampshire: Cengage Learning EMEA
- Silva, S. e Meneses, R. e Pinho, J. (2018). Marketing Internacional - Negócios à escala global. Coimbra: ACTUAL

Método de Ensino
Estudos de caso, realização de trabalhos, exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Método de ensino construtivista. Haverá uma parte expositiva. Metodologia inspirada na investigação ação.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº235 de 19/02/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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