4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 31043.
Docente(s)
            - João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          A. Conhecer a tecnologia de som e imagem utilizada em documentário e reportagem;
A.1. Assimilar definições de conceitos e reconhecer a paisagem tecnológica;
B. Desenvolver capacidade de decisão na seleção de meios de produção de documentários;
B.1. Analisar e identificar opções técnicas de acordo com características de cada projeto;
C. Adquirir proficiência no uso de equipamentos e software de áudio e vídeo;
C.1. Dominar as ferramentas digitais de produção audiovisual em documentário e reportagem;
D. Utilizar e aplicar tecnologia digital de som e imagem na produção audiovisual;
D.1. Evidenciar competência e destreza nas operações integradas no fluxo de trabalho de um projeto audiovisual.
Programa
          1. O documentário e a reportagem através da tecnologia
1.1. Definições: tecnologia, documentário, reportagem
1.2. Paisagem tecnológica: inovação, convergência, coexistência
1.3. Som e imagem: da origem ao digital
2. Fluxo de trabalho entre as áreas do som e da imagem
2.1. Pré-produção, produção e pós-produção
2.2. Funções técnicas e respetivos procedimentos
2.3. Relação formal entre som, imagem e narrativa
3. Ferramentas digitais de captação e edição de som para documentário
3.1. Microfones e sistemas de gravação
3.2. Edição e mistura de som
3.3. Antecipação de eventuais problemas ou riscos de captação de som
4. Som direto e som pós-produzido
4.1. Análise técnica dos ambientes de rodagem
4.2. Técnicas de captação e gravação de som
4.3. Procedimentos de pós-produção
5. Ferramentas digitais de gravação e edição vídeo
5.1. Tecnologia de gravação digital em vídeo
5.2. Sistemas de edição de vídeo não-linear
5.3. Procedimentos de pós-produção
6. Operação de câmara e recursos de iluminação
6.1. Relação entre imagem e características técnicas da câmara
6.2. Composição e disposição dos elementos da imagem
6.3. Esquemas de iluminação natural e artificial
7. Organização e gestão do material resultante da rodagem
7.1. Definição dos parâmetros de gravação e backup
7.2. Gestão de ficheiros durante a rodagem
7.3. Hierarquia e identificação de ficheiros
8. Produção de exercícios de aplicação prática dos conceitos adquiridos
8.1. Exercícios de gravação e edição de som
8.2. Exercícios de gravação e edição de imagem
8.3. Exercícios de produção de um documentário jornalístico
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência e exame (normal, recurso, especial):
Exercício #1
Exercício #2
Exercício #3
Exercício #4
Exercício #5
A classificação final será a média simples das classificações de cada exercício.
Bibliografia
          - Bernard, S. (2022). Documentary Storytelling: Creative Nonfiction on Screen. London:  Focal Press
- Foust, J.  e Fink, E.  e Gross, L. (2018). Video Production - Disciplines and Techniques. New York:  Routledge
- Rabigger, M. (2009). Directing the Documentary. New York:  Focal Press
- Schodorf, B. (2010). Documentary Production For Television And Film. London:  Lambert Academic Publishing
Método de Ensino
          1. Exposição oral de conteúdos
2. Estudo de casos
3. Apresentação e análise dos exercícios produzidos
Software utilizado nas aulas
          DaVinci Resolve
Quicktime Player
Chat GPT
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















