
Publicação em Diário da República: Despacho nº 14434/2024 - 05/12/2024
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 338051.
Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Marco António Mourão Cartaxo (2)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Compreender, descrever e explicar a C&R como uma área em evolução
2. Descrever e problematizar as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
3. Descrever e problematizar as relações que se estabelecem entre os conservadores-restauradores e a sociedade
Programa
1. Novos temas e novas perspectivas em C&R
2. Desafios que se colocam à C&R
3. Relações da C&R com as outras áreas do conhecimento
4. Relação da C&R com a sociedade
Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória, ficando excluído da avaliação quem exceder o número de faltas permitido pelo regulamento académico.
A avaliação realiza-se nas épocas de exame através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados e sua apresentação oral e discussão.
Bibliografia
- Bracker, A. e Richmond, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Fowler, C. e Nagel, A. (2023). The Expanded Field of Conservation. New Haven - London: Yale University Press
- Heritage, A. e Copithorne, J. (2018). Sharing Conservation Decisions. Current Issues and Future Strategies. Rome: ICCROM
- Mairesse, F. e Peters, R. (2019). What is the essence of conservation? Materials for a discussion. Paris: ICOFOM
- Schädler-Saub, U. e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London: Archetype Publications
Método de Ensino
Seminários com apresentação de diversos temas pelos docentes ou seus convidados e sua discussão com os alunos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável