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Conservação e Restauro

Problemas Atuais da Conservação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S + 2,0 OT , Cód. 338046.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (2)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
- Ricardo Pereira Triães (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
1. Descrever e problematizar as relações que se estabelecem entre os conservadores-restauradores e a sociedade
2. Descrever e problematizar as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
3. Compreender, descrever e explicar a C&R como uma área em evolução

Programa
1. Relações dos conservadores-restauradores com os outros interessados no Património
2. Relações da C&R com as outras áreas do conhecimento
3. Desafios que se colocam à C&R

Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória, ficando excluído da avaliação quem exceder o número de faltas permitido pelo regulamento académico.
A avaliação realiza-se nas épocas de avaliação final através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados e sua apresentação oral e discussão.

Bibliografia
- Fowler, C. e Nagel, A. (2023). The Expanded Field of Conservation. New Haven - London: Yale University Press
- Heritage, A. e Copithorne, J. (2018). Sharing Conservation Decisions. Current Issues and Future Strategies. Rome: ICCROM
- Mairesse, F. e Peters, R. (2019). What is the essence of conservation? Materials for a discussion. Paris: ICOFOM
- Richmond, A. e Bracker, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Schädler-Saub, U. e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London: Archetype Publications

Método de Ensino
Seminários com apresentação de diversos temas pelos docentes ou seus convidados e sua discussão com os alunos. Sempre que possível, serão aproveitados para discussão casos complexos ou polémicos surgidos nos meios de comunicação social.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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