Conservação e Restauro

Património Arquitetónico

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14434/2024 - 05/12/2024

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 338045.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Procura-se que o futuro profissional na conservação e restauro de edifícios seja capaz de:
A-Conhecer termos de referência para elaboração de projetos
B-Compreender as patologias com origem no sistema construtivo
C-Dominar técnicas emergentes
D-Trabalhar de forma colaborativa com profissionais de outras especialidades
E-Identificar e desenvolver uma trajetória profissional

Programa
I-Novas teorias e metodologias de conservação em edifícios e monumentos
Importância da investigação na abordagem operativa sobre o património arquitetónico
II-As diferentes especialidades da C&R aplicáveis ao edificado e as suas interligações
III-Interação das atividades de C&R com as outras especialidades do projeto
-Exigências e contingências das diferentes especialidades
-Sequência dos trabalhos por especialidades
IV-Relações dos conservadores-restauradores com os outros intervenientes
-Associações empresariais especializadas
-Processo de certificação das empresas
V-Técnicas científicas avançadas na compreensão e interpretação de patologias
-Caracterização construtiva e material
-Novas técnicas de inspeção e ensaio
VI-Elaboração do projeto da especialidade
-Metodologias
-Termos de referência nos documentos de projeto

Metodologia de avaliação
A avaliação em todas as épocas de avaliação consiste num trabalho escrito com
apresentação oral e discussão. O aluno será aprovado se tiver uma nota igual ou superior a 09,5v (escala de 0-20)

Bibliografia
(2003). Conservation of Historic Buildings. London: Routledge
(2006). Conservation of Ruins.. London: Routledge
(2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: : Butterworth-Heinemann
(2014). The Public Face of Conservation. . London: Archetype Publications

Método de Ensino
-Método expositivo com recurso a múltiplas ilustrações detalhadas.
-Apresentação e discussão de casos práticos permitirá verificar a adequabilidade técnica e económica das soluções preconizadas, favorecendo a intervenção crítica dos estudantes;
-Realização de um trabalho individual envolvendo várias questões teóricas e metodológicas
-Visita de estudo a obra que possa envolver diversas especialidades

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos

 


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